maio 28, 2012

Polenta ontem, polenta grelhada hoje

Semana passada a Mirella do Fica, vai ter sobremesa publicou uma receita de polenta com ragu, e eu que sou polenteira de carteirinha fiquei morrendo de vontade e me segurando para não fazer durante a semana.

Meu amor por ela ja foi declarado neste post.


Já disse que vou mandar fazer umas camisetas assim: I ♥ Polenta.

Polenta verde?! Sim, e é uma delícia. Receita aqui.
Ontem, domingão, aproveitei que estava sem muita inspiração para cozinhar, e que ganhamos umas linguiças dos meus vizinhos (sim, parece que eu moro no interior!), fiz polenta com um molhão vermelho bem lindo. Polenta com molho vermelho é muito amor, gente! Me segurei para não repetir. Sendo assim, sobrou ainda um pouquinho.

Na casa dos meus pais polenta de um dia para o outro era polenta frita. Como faço pouquíssima fritura por aqui, fui catar algumas receitas que aproveitam a polenta de outra maneira e encontrei dicas muito interessantes, como um nhoque de polenta, que trarei logo, logo por aqui.

Vocês sabem, a gastronomia italiana tem um de seus pilares na culinária "contadina", na necessidade, na falta, na fome, logo, na criatividade de usar aquilo que tem a disposição. Muitas das receitas que conhecemos hoje vem dessa condição onde nada se disperdiça, tudo se aproveita. O que eu acho muito digno, muito correto. E foi nesse espírito que coloquei fatias de polenta em uma chapa de ferro, sem nada de gordura, para grelhar por longos minutos.


Servi como acompanhamento de uma sopa creme de ervilhas com tomates frescos e manjericão que fiz para receber uma amiga hoje aqui em casa. Ficou bem bom... aquele gostinho tostado, hummmmm.

E você costuma aproveitar os alimentos?

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

6 comentários:

  1. Sempre que faço polenta, já faço um pouco a mais para no dia seguinte fritar, fica uma delícia, grelhada ainda não fiz, mas vou testar qualquer dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Carlota, meu amor pela polenta é consequência do meu amor pelo milho e derivados. Se deixar eu como farinha de milho pura. Por mim o mundo poderia acabar em milho e trigo que eu morreria feliz. Polenta e pão forever! Minha mãe costumava fazer polenta frita e era uma das coisas que eu mais amava. Bom demais!! Beijocas :)

    ResponderExcluir
  3. Carlota, Tô contigo e não abro!!! Hehehe
    Polenta é boa de todos os jeitos! Com molho, sem molho, grelhada, frita, brustolada...aaaaaaahhhhh amo demais!

    ResponderExcluir
  4. Carla, amo milho e tudo que se faz com ele...o quê é essa polenta verde, que linda, vou experimentar!
    Agora vou fazer uma pergunta de super amadora, o quê vc faz para sua polenta não grudar nadinha na chapa?? ficou tão lindinha!
    Bj,

    ResponderExcluir
  5. hummmmmmmm que delicia, me encantan todas las maneras que tienes de prepararlo!! tomo notas,
    besos
    nieves
    http://igloocooking.blogspot.com.es

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search