janeiro 04, 2012

Convite para uma viagem gastronômica

O primeiro post de 2012 está sendo escrito para contar uma coisa para vocês: daqui um mês desembarco na Itália! Será uma viagem de 3 meses com uma função quase única: ser uma viagem gastronômica. 

Decidi viajar pois já era tempo. Vou à procura daquilo que tento trazer teoricamente e, quando possível, na prática aqui no Cucina Artusiana. Produtos, receitas, modo di vivere, história, gastronomia, culináriaS, pessoas, personagens, imagens, cheiros, relatos... a Itália que vou provar de fevereiro a abril, e claro, Pellegrino Artusi que será pesquisado mais de pertinho.

E, para preparar o nosso terreno, decidi publicar aqui no blog o meu trabalho de conclusão do curso de Letras que foi a tradução de um livreto chamado "A Tavola in Italia"


Conheci esse livro quando ainda era livreira e trabalhava com livros usados. Quando vi esse volume na última compra da dona da livraria, já o separei. Era meu e ninguém tascaria! Isso foi em 2006.

Quando tive de escolher um texto para o meu estágio de tradução não tive dúvidas que escolheria traduzi-lo, pois seria uma ótima maneira de conhecer mais as regiões italianas e sua culinária. E de fato foi.

Com a orientação da professora Susana Termignoni, que pacientemente me auxiliou na busca muitas vezes impossível de termos gastronômicos, consegui um bom resultado que agora divido com vocês.

São 20 regiões italianas que visitaremos até o final desse mês e, junto com o post da região, procurarei executar uma das receitas mencionadas.

Que tal?! Vamos viajar?!


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

16 comentários:

  1. Boa viagem amiga! Que gostosura....fico imaginando o que vem por aí...D.E.L.I.C.I.A.S.
    beijos
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Que experiência fantástica Carla!!!
    Aproveite cada momento dessa viagem maravilhosa! Ficarei aguardando ansiosa pelas novidades :)

    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Carla, que sonho ficar 3 meses na Itália! Se quiser algumas dicas de lugares, como fui ano passado lá, tenho algumas...
    Bjs,
    Lívia

    ResponderExcluir
  4. Carla, que legal, tenho ncerteza que será uma viagem muito enriquecedora, para você e em contra partida para nós também, já estou aguardando seu retorno...rs, Boa Viagem!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Teu 2012 vai começar com tudo, hein, Carla! Que notícia boa, já fico imaginando o que vem por aí de gostoso durante e depois dessa viagem (diz que vai ter "durante", por favor!). Bem, e enquanto a senhora não viaja de verdade, já peguei meu assento para a viagem desse mês e ninguém tasca! Rs. Um beijão :-)

    ResponderExcluir
  6. Ôpa, eu que quase "não" gosto de viajar, não ficaria fora desse convite.
    Como eu gostei de conhecer a Itália, um sonho antigo realizado!
    Tenho certeza que você terá muita emoção nesse projeto. Vou acompanhar sua saga pela cultura italiana, uma das coisas que mais me encanta na gastronomia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ah, nem precisava dizer, mas seu 2012 já está começando pra lá de feliz!! Que corresponda totalmente às suas expectativas!

    ResponderExcluir
  8. que seja linda esta aventura digna de crescimento interior e muita sabedoria! muito feliz por ti! bjos Michelle

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha!Aproveite bastante e traga muitas recitas deliciosas!
    Boa Noite
    Beijos
    Ivani

    ResponderExcluir
  10. Que máximo! Ansiosa pra ver o desenrolar de tudo! :D

    ResponderExcluir
  11. Que show, Carlinha! sim...vamos viajar! Estou de malas prontas! Para onde vamos primeiro? Ah...vou contigo pra Itália...em pensamento! Ficarei imaginando cada lugar...cada prato, cada pessoa com que cruzares...sou uma apaixonada pela Itália! Posso? Um beijo, amiga...e um queijo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que legal! Boa sorte em tua viajem, divirta-se e aproveite ;)
    Um forte abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  13. Carlinha, que notícia maravilhosa! Parece coisa de filme, não é? Tenho certeza de que será uma viagem única, muito rica em conhecimento e experiências para você! Já estou ansiosa pelos seus relatos aqui no blog!

    Estou lendo os textos já postados que fazem parte do livreto que você traduziu. Meus parabéns! Realmente magnífico o trabalho.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por partilhar, vou mergulhar nesse mar de letras com o maior prazer!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search