dezembro 18, 2011

Panforte di Siena para uma ceia virtual

Uma ceia de Natal virtual. Foi essa a solução que encontramos para celebrar o final de ano de um grupo de amigos blogueiros que não se conhecem, mas que se divertem muito juntos.

A ideia foi da Mirella, que nos convidou para essa blogagem coletiva no maior estilo “cada um leva um prato”.

Eu fui correndo ver o que Artusi sugere para a ceia natalina e fiquei, confesso, saltitante quando li “panforte di Siena”. Ahhh, o panforte, esse doce cheio de coisas boas e nutritivas e que há tempos penso em fazer. Não pensei em mais nada e fui para cozinha preparar meu prato, com muito amor e carinho, pois meus amigos merecem... e muito.

Nossa ceia completa:


Priscila Darre: Torta de Tomate Uva e Cebola Caramelada
Mirella Camargo: Cuscuz Paulista
Sara Graciano: Salpicão de Legumes
Embora Artusi sugira o panforte ele não dá a receita. Então, fui buscar em outras fontes e adaptei duas receitas: a do livro Sabores da Toscana e do Culinária Itália.

Panforte

“O doce mais afamado de Siena é, sem sombra de dúvida, o panforte (pão forte) ou também o panpepato (pão apimentado). Os habitantes de Siena gostam tanto deste pão que lhe arranjaram mesmo um Santo protetor. Desde então, São Laurentius, festejado no dia 10 dea agosto, é considerado o patrono da especialidade.”


Ingredientes

75 gramas de avelãs
75 gramas de amêndoas
175 gramas de frutas cristalizadas picadas: casca de laranja, cidra e figo
50 gramas de farinha de trigo
25 gramas de cacau
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de mix de especiarias: gengibre, cravo, noz moscada, pimenta branca, pimenta da Jamaica, anis estrelado – tudo em pó.
100 gramas de açúcar
100 gramas de mel
Açúcar de confeiteiro e canela em pó para decorar.

Retire a pele das amêndoas – para isso, coloque-as em água fervente por 2 minutos, escorra a água, coloque-as em um pano de prato limpo e esfregue. A pele sairá sem muito esforço.

Coloque as amêndoas e as avelãs em uma forma e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por 05 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e pique grosseiramente.

Em uma tigela grande misture as frutas picadas, as amêndoas e avelãs, as especiarias, a farinha e o cacau. Reserve.

Em uma panela coloque o açúcar e o mel. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para dissolver o açúcar (uns 3 minutos). Aumente o fogo, mexendo sempre, e deixe cozinhar por 5 minutos até o mel engrossar, tipo caramelo (se você tem termômetro, a temperatura deve ser 115ºC-125ºC).

Derrame a calda sobre as frutas e especiarias e mexa bem para ser incorporado. Esse processo dever ser rápido, pois a calda endurece rápido.Coloque essa massa aromática em uma forma de fundo removível forrada com papel manteiga. Espalhe bem (é um pouco difícil), alise para ficar bem bonito, com espessura máxima de 1cm.

Asse em forno pré-aquecido a 150ºC por 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar. Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela em pó sobre o pão e corte em fatias estreitas.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

19 comentários:

  1. Já tive oportunidade de provar na Itália, e o seu está tal qual, ou talvez mais!!!

    Complimenti!

    ResponderExcluir
  2. Carla que delícia!
    A receita e a foto encantam meu paladar e os olhos.Rs
    Parabéns a vcs pela iniciativa da ceia, gostei demais!
    Olha tem sorteio lá no blog,viu? Se desejar participar, fique a vontade.
    Mil bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Carla,vim conhecer o seu blog e me encantei com essa receita de Panforte,deve ser maravilhoso!
    Vou voltar sempre!
    Se quiser me fazer uma visitinha será bem vinda!
    Beijos
    Ivani

    http://docesmomentos-ivani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Carlitcha, mais uma vez arrasou. Estou como convidada me deliciando com essa ceia que meuzamigos prepararam. Estou encantada com o capricho e com a qualidade das receitas de vocês. Parabéns a todos!
    um beijão querida

    ResponderExcluir
  5. Que lindo isso Carla! Deve ser muuuuito bom!!! Adoro todos os ingredientes! Bela ceia vocês prepararam. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  6. Espero que lembre das suas palavras "pois meus amigos merecem... e muito!" e não quebre a tradição. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ficou lindo, Carlinha. Tá de parabéns! :)

    ResponderExcluir
  7. Carlinha, seu panforte está lindissimo!! Parabéns lindona!!! Queria q nossa ceia não fosse apenas virtual, mas sim real..quem sabe um dia!! beijos da amiga q te adora!!! Tê

    ResponderExcluir
  8. Tu fez ( tã,tã,tã)...tu fez (tã,tã,tã)!!!!!!!!!!!!
    Que coisa mais linda Carlinha...que receita TUDO para o natal! Ficou mais perfeito que aqueles que eu vejo por aí na internet! Nota 11!!! E que bacana esta blogagem coletiva...até vi o convite, mas nem me candidatei, pq. estava ocupada demais e também esgotada de tanto cozinhar! Ficou perfeita esta ceia! Amore...que ro desejar a vcs um Feliz, Feliz Natal e um 2012 cheio de alegrias, saúde e realizações ( like a "viagem à Itália", por ex.)! Um grande beijo nos seus ♥ ♥ ♥ !!!

    ResponderExcluir
  9. Minha nossa, isso deve ser bom demais! E as fotos estão lindas! Beijão! ;D

    ResponderExcluir
  10. Carla, que lindo esse panforte! Não conhecia essa receita, a base de castanhas, como quase nada de farinha, deve deixá-lo crocante e com um sabor incrível. Tem mesmo a cara do Natal, ainda bem que você não se conformou com o Artusi escondendo o jogo e foi atrás, rs.

    Como só papai do céu sabe o grau de correria dessa semana, vou aproveitar para te desejar um Natal lindo, lindo! Que sua noite feliz seja junto com a família e amigos, celebrando com muita paz e alegria :-) Um beijo grandão!

    ResponderExcluir
  11. Carla, isso parece delicioso! Adorei a receita. Receita tudo de bom pro Natal!

    ResponderExcluir
  12. Carla, está maravilhoso, ainda não provei e só vim ver pela primeira vez, por esses dias em outro blog, mas o seu está tentador, tem tudo que gosto!Estou levando a receita e farei com certeza!
    Bjs e um lindo e iluminado Natal!!

    ResponderExcluir
  13. Carlinha, eu nunca comi isso! Realmente fiquei muito tentada, me parece uma explosão de sabores unidos =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. As fotos estão um escândalo de tão atraentes!
    Não deu pra eu participar desse evento, estou muito ocupada, mas não faltarão oportunidades para o nosso grupo.
    Por falar em culinária italians, viu o schiacciata de cebola roxa e queijo gruyère que publiquei? Com direito a histórias e fotos da Toscana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez passo por aqui.... Estou orgulhosa de ti Guria... vc escreve muito bem!!!
    Parabéns Linda!!!

    ResponderExcluir
  16. Meu panforte ficom levemente grudento e difícil de cortar. Tens idéia do que pode ter sido feito errado? O sabor é muito bom.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search