dezembro 05, 2011

Mimosa para os 3.1

Quando minha irmã temporona nasceu eu dizia: Nossa, quando a Carol tiver 15 anos eu vou ter 31! Vou ser uma velha!

Há 15 anos atrás esse dia parecia tão distante, tão distante e hoje cá estou eu fazendo 31 anos. Velha, velha não estou, mas sinto o peso de ter 20+10+1. Aquela euforia juvenil acabou, embora eu ainda seja muito moleca. Minha casmurrice anda de vento em polpa, minha intolerância para coisas mesquinhas também. Aprendi o que são relações saudáveis e são elas as minhas prioridades. Amo meus amigos; valorizo, respeito e amo minha família; admiro, desejo e amo o meu marido, ele que, até mais do que eu, acredita em mim e nas minhas aspirações e maluquices.

Entrar na casa dos 30 me assustou, obviamente, mas também me trouxe mais paz. Será a maturidade? E uma das coisas que aprendi foi a ser honesta comigo e a gastronomia, certamente, surgiu dessa permissão. Dar voz àquilo que esteve sempre aqui faz parte da nova etapa de vida, sim. E vocês que estão sempre lendo meus devaneios também fazem parte dessas descobertas todas.

E, como aniversário tem que ter bolo...

Mimosa - La torta!


A torta Mimosa é um doce italiano, geralmente feito para as comemorações do Dia Internacional da Mulher (Festa della Donna), data essa em que as mulheres recebem de presente flores de mimosa, que são florzinhas amarelas muito delicadas. O nome da torta vem daí, pois o efeito de sua cobertura deve ser semelhante às flores. 


Procurando algo italiano para comemorar meu aniversário com vocês, decidi por essa torta, pois é muito leve e delicada... Não, não estou querendo dizer que me identifico com ela... Minha leveza e minha delicadeza não são tão explícitas como são nessa torta, mas como o tempo está quente, queria algo bem refrescante.

A minha mimosa tem os seguinte ingredientes:

Base: pão de ló - batizado com vodka vanilia, pois o bolo é para maioridade
Recheio: Morangos in natura com açúcar de confeiteiro e creme - Creme de confeiteiro e chantili misturados
Cobertura: pão de ló triturado com farinha de amêndoas.

O efeito de "mimosa" é dado pelo próprio pão de ló, pois antes de rechear ele deve ser dividido em dois. Uma parte receberá o recheio e a outra será triturada junto com a farinha de amêndoa e servirá como cobertura, dando o efeito "fofo" da torta. 

Estique a mão, pegue uma fatia e comemore comigo.
Obrigada por todos os comentários fofos no Facebook, Twitter, e-mail e telefone. Grande beijo a todos.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

26 comentários:

  1. Adorei a torta, ainda mais batizadinha de vodka vanilla, oh yes!!!Dá licença, tô pegando a minha, e tô comemorando contigo,

    Te desejo mais uma vez tudo de muito especial!

    AUGURI!!!

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    Vou pegar um pedaço, brindemos aos 3.1, que seja repleto de sonhos realizados, muitas alegrias e muitas fatias da deliciosa mimosa.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,
    parabéns!!! Muitas felicidades, amor, paz, saúde e sucesso! Esse bolo parece uma delícia!!!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma torta à altura dos 3.1.
    Já peguei minha fatia.

    Cumplimenti principessa!

    ResponderExcluir
  5. Carla, ainda não cheguei aos 30, mas caminho a passos largos para tal. Além das dores no corpo (rs), vem um pouco mais de sabedoria com a maturidade, menos afobação, e essa é a parte boa da história :-) Achei o bolo digno de você e da data, e também acho que tudo deveria ser batizado (mas com cachaça). Beijoca!

    ResponderExcluir
  6. Amada...de novo, muitas felicidades! Tudo de bom! Muito sucesso hoje e sempre! Estou pegando um pedacinho dessa torta delicious! Bjas 1000!

    ResponderExcluir
  7. Carla, uma pena que não pudemos ficar aí em POA para comemorar pessoalmente com você. Que Deus continue a te abençoar! O dom que Ele te deu é maravilhoso, que bom saber que você, por intermédio deste blog, o divide conosco.
    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Carla! Muitas, muitas felicidades!
    Você sabe que o melhor da minha vida vivi após os 30? Pois é. Hoje estou com 54 anos e me sinto uma eterna aprendiz e uma eterna apaixonada e encantada pela vida.
    Desejo o mesmo pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Carlinha!

    Parabéns amiga pelos 3.1 e pela linda torta.
    Pelo pouco que nos falamos, percebi que és forte, decidida e com um astral maravilhoso. As pessoas gostam de ficar contigo e compartilhar momentos especiais.
    Desejo que sejas muito feliz e que realize todos teus sonhos...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Eba, cheguei a tempo da minha fatia?
    Tempo, gostei do post e das suas considerações sobre esses 31 anos. Ame os anos que tem e os que ainda terá pela frente e a cada ano, no seu aniversário receba mais um ano de vida, e aí sinta-se mais viva. E é isso que te desejo, que a cada ano essa vida fique ainda mais marcante, como o bom vinho, os filmes que não envelhecem, como tudo de bom, enfim. Os anos não pesam para os que souberam aproveitar as coisas boas dele.

    Comemore, não só hoje, a vida é uma celebração de cada segundo... FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDA!

    ResponderExcluir
  11. Hummm, deu vontade de ir aí comer um pedação desta torta heim. Como eu já disse, você ainda é um bebê!! Velha sou eu que já acordo com as galinhas e não tenho pique pra balada. Gostaria de estar aí não só para comer um pedacinho desta delicia, mas também para te dar um mega abraço apertado e milhões de beijinhos. Feliz aniversário :)

    ResponderExcluir
  12. CARLINHA, QUERIDA!!!!
    Tu és uma fofa, uma querida, te admiro muito,aliás, sempre te admirei.
    És uma menina linda, inteligente, simpática, carismática e mereces tudo de bom que a vida possa te oferecer. Minha linda!!!!!! Não estás ficando velha, está ficando mais experiente!!!!! beijos da Beth.

    ResponderExcluir
  13. ESQUECI DE DIZER: A-DO-REI TEU BLOG.

    SÓ COISAS BOAS........

    E O MEU PÃO???????????

    RSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  14. Carlinha querida quase não dá tempo de vir aqui comemorar com vc esse lindo dia. Parabéns, muitas felicidades. que Deus lhe abençõe, ilumine seus caminhos e lhe proteja sempre. Fazer 31 anos é muito bom amiga, creio que é a melhor fase da sua vida, é aquela fase que ressalta a maturidade, abre espaço para uma nova fase, como dizia uma amiga, fazer 30 anos é perceber que amanhã é o hoje mais o ontem, e que todos os dias são diferentemente iguais em qualquer idade. Amei seu bolo, lindo de viver e deve ser maravilhoso,combinou bem com vc. Bjos querida

    ResponderExcluir
  15. Me delicio nesse blog, nem que seja com os olhos. Algumas receitinhas fazemos, outras estão impressas esperando o momento... A última executada foi o panetone. A mãe fez, levei de "merenda", abri o potinho e lembrei de ti! Obrigada por compratilhar tantas coisinhas gostosas!

    Parabéns pelo aniversário, saúde e sucesso!

    Beijos, Cecília 0:)

    ResponderExcluir
  16. Estou meio atrasada mas... PARABÉNS PARA VOCÊ!
    Que delícia nos sentirmos mais maduras, felizes e realizadas, não é mesmo?
    Quanto mais perto dos 30 eu chego mais feliz fico comigo mesma. Espero poder dizer o mesmo quando estiver caminhando pros 40, 50, 60, 70... hehehe :P

    Confesso que ainda estou rindo com a torta batizada com absolut para a maioridade! Mto boa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, pessoal por todo carinho. Vocês são uns amores.

    Bjo carinhoso.
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Carlinha,
    Minha doce menina, parabéns com 03 dias de atraso. Te desejo tudo de bom que essa vida pode te proporcionar,tá?
    Felicidade, Amor, Saúde, Paz e tudo mais de que vc necessite pra estar em plenitude!!!
    Muito sucesso também.
    Super bju

    ResponderExcluir
  19. Carla, que torta linda!!! Ainda mais se deliciada bem geladinha! Aliás, morango é o tipo da fruta que combina com qualquer coisa, né?!

    Um beijão e parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  20. Carla, parabéns pra vc, apesar do atraso! Você está se saindo bem, aprendendo o que é mais importante na vida e no dia-a-dia...é para isso que os anos passam, para que ganhemos em maturidade e sabedoria!! Felicidade hoje e sempre...essa torta está divina!!
    Bj e bom fds...

    ResponderExcluir
  21. Lindeza! Parabéns, muitas felicidades, muita saúde e dinheiro no bolso...tu mereces tudo isso e muito mais! Amei o novo "visú"! Ficou lindo o blog!Um beijão!

    ResponderExcluir
  22. Ainda dá tempo! sei que essa maravilha não sobrou, mais quero ti desejar felicidades mil sempre.

    ResponderExcluir
  23. Reforma total no layout, adorei!! Também gostei da torta, claro!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Amiga, me emocionei aqui lendo isto! Te confesso que pela falta de tempo eu pouco entro no teu blog, mas a partir de hoje vou visitá-lo pelo menos uma vez por semana, assim, me mantenho mais próxima também! Tenho sentido muuuuita falta de vocês!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Carla! Tudo de bom e aproveita muito essa torta maravilhosa!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search