novembro 09, 2011

Torta de chocolate e peras

Existem receitas que quando bato os olhos sei que vou fazer. Então, marco ela de alguma maneira e fico esperando a oportunidade, seja um dia específico, seja um ingrediente em mãos. E com essa torta foi assim! Tenho essa revista desde junho e assim que li a receita sabia que iria fazer. Quinze dias atrás peguei a revista e coloquei do meu lado da mesa de trabalho. Quinze dias eu olhando essa imagem: 


Ontem não me aguentei e fui me aventurar pela confeitaria, e acabei descobrindo porquê o meu inconsciente protelou tanto a execução da receita: pâte sucrée - massa esfarelada/amanteigada doce.

Eu, DEFINITIVAMENTE, não sou boa nisso. Fazer essa massa para mim é terrível. Não me acerto, não consigo abrir, depois que assa fica quebradiça. Essa ainda ficou pior: ficou com gosto de gordura pura!

De qualquer maneira eu trouxe ela para cá por um único motivo: a combinação de chocolate com pera ficou magnífica. Depois que a torta esfriou confesso que tive vontade de sentar no chão da cozinha com a forma numa mão, colher na outra e fica ali, enchendo a colher com pedaço de pera e creme de chocolate. Ah, Jesus, se a gula fosse só pecado, seria fácil. Ficaria de joelhos em grãos de milho e tudo bem. Mas não, não tem milho que resolva as calorias todas de uma boa torta de chocolate! :P

Então proponho uma coisas para vocês: façam essa torta usando a massa amanteigada que vocês sempre usam. Aquela de tortinhas, de lemon pie etc, mas façam esse recheio! Ele é espetacular! Prometo!

Torta de chocolate e peras
(da revista Casa e Comida)

Ingredientes

Massa
700 gramas de massa amanteigada doce (pâte sucrée) - ou o suficiente para forrar a forma que você vai utilizar.

Recheio

185 gramas de chocolate meio-amargo
125 gramas de manteiga - temperatura ambiente
125 gramas de amêndoas trituradas
95 gramas de açúcar de confeiteiro
02 ovos batidos
04 peras

Com a massa forre uma forma de fundo removível, faça furinhos com um garfo (ou use a técnica dos grãos de feijão) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 min. Retire do forno. Deixe esfriar.

Descasque as peras, corte-as ao meio, retire as sementes. Para não oxidar, coloque-as dentro de uma tigela com água e limão. Para cozinhar há das possibilidades: cozinhar em água até ficarem macias ou, como eu fiz, cozinhar ao vapor. Coloquei algumas especiarias (canela em pau, cravo, anis, pimenta rosa) na cestinha de vapor, coloquei as peras sobre elas e cozinhei até ficarem macias. Deixe esfriar.

Derreta o chocolate em banho maria. Bata a manteiga, os ovos, o açúcar e as amêndoas trituradas, acrescente o chocolate derretido. Misture bem e coloque a mistura na massa já assada, distribua as peras com o corte para baixo, pressionando elas um pouquinho para prenderem bem na massa. 

Asse por 30-40 minutos em forno a 180ºC. Sirva fria.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

23 comentários:

  1. Eita, "minina"...tu queres nos matar de vontade??? Leva lá no nosso encontro de sobremesa, leva...não vai sobrar nada ahahahahah...tá linda, amore!

    ResponderExcluir
  2. Pêra assada é muito bom, ontem fiz um bolo com elas. Com chocolate, então... Receita guardada! :)

    ResponderExcluir
  3. Iliane, obrigada!

    Aninha, terá tanta comida boa no nosso encontro que nem lembraremos dessa torta.

    Luna, me (re)apaixonei por peras. Sempre comi em doces, compotas, algumas tortas, mas a combinação com chocolate ficou demais!

    Beijo em todas.

    ResponderExcluir
  4. Carla,
    Pera e chocolate amargo é uma combinação perfeita, já publicamos essa combinação que é deliciosa assim como a torta.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Nham, nham, nham...o quê, Carla, tá me oferecendo um pedaço? Vai mandar para mim? Nem queria, mas já que você insiste...hehehe.
    Menina, que torta linda. Sou apaixonada por pera, seu sabor delicado combina com tudo, com chocolate deve ter ficado uma "cousa". Parabéns por ter encarado a massa para mostrar essa belezura para a gente :-) Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olha ela dando dicas de culinária!!! Legal essa de colocar especiarias na cestinha de vapor.
    Ficou com um visual lindo sua torta, agora, legal mesmo é a dica de substituir a massa heim? Bom pra nós outros que não podemos comer muuiita caloria.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,
    parece que a torta ficou uma delícia!!!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. E eu aqui, me perguntando o que ia fazer de sobremesa já que fui convocado como "chef" no almoço que minha irmã vai fazer no aniversário dela. Acabei de encontrar. :o) Senhorita Carla Maicá, salvando minha vida mais uma vez. hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Nossa Carlinha que delicia de torta, sabe que adoro tortas de peras mas com chocolate nunca fiz e nem provei,parceria perfeita. Vou levar a receita para por em prática em um futuro não tão distante (nossa parece sinopse de filme kkkkk) Amei. Ficou linda...Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. AMEI essa torta, Carlinha!
    Parece uma delícia, sou fã de pera e de chocolate, não tem como não ficar maravilhoso!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  11. Gente, que maravilha! Também amo essa combinação Carla!

    Essa massas quebradas são meio chatinhas de trabalhar mesmo, tudo influencia...a temperatura da sua mão, a temperatura do ambiente, a quantidade de gordura na manteiga...e por aí vai.

    Fiquei com vontade de comer, mas com a dieta em curso vou chamar o Amore aqui para mostrar qual vai ser uma das próximas sobremesas dele...a desculpa eu já tenho, né? rsrsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  12. Carla, se a massa não está tão boa eu não sei, mas que a torta está linda tá heim???
    E essa combinação de peras e chocolate é uma delícia!

    Eu também já apanhei muito para fazer a Patê Sucrée. Depois descobri uma receitinha que sempre faço e dá certo. Vou testar com este recheio :)

    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  13. estamos em sintonia, hj tambem postei pêras. esta sua torta está muito especial, linda demais! bjs

    ResponderExcluir
  14. Carlota, a torta está maravilhoosa! Nunca provei a combinação peras+chocolate, mas vc me convenceu! Troco uma fatia por um pote de geléia de goiaba, topa??rsrs

    bjo!

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha hein?! Dá até pra dizer que é uma torta à Belle Hélène... ;)

    ResponderExcluir
  16. Ciao Carlina
    Pois eu grudei um post-it na minha tela pra vir ver essa sua delícia o quanto antes...ando super ocupada com minha vida dupla de arquiteta e a formiga blogueira teve que esperar...valeu a pena, massa quebradiça ou não eu me afundaria nesse chocolate entre as peras...rsrs
    Ameeeii!
    beijocas e bom finde

    ResponderExcluir
  17. Ficou linda a apresentação da sua torta e a combinação pera e chocolate deve ser mesmo irresistível!Ser sincera sobre suas dificuldades em lidar com a massa e o sabor duvidoso é super honesto de sua parte...que bom que te encontrei!!
    Bj e bom fds...

    ResponderExcluir
  18. Dois ingredientes deliciosos, deve ter ficado uma maravilha essa torta! bjs

    ResponderExcluir
  19. Carla minha menina, fico aqui imaginando a delicia que ficou essa torta, meu DEUS!!!!
    Amei essa combinação.
    Você tem toda razão, quem dera fosse ficar de joelhos no milho, só! Eu iria adotar esse castigo com tranquilidade...rsrsrsrs. Mas como nem tudo são flores,são calorias!!!!que coisa chata,né?
    Quem foi que inventou essa tal CALORIA? Quero matar!kkk
    Super bju e ótimo domingo

    ResponderExcluir
  20. OLA, TD BEM? CONHECI SEU BLOG ATRAVÉS DO BLOG DA PATY ( DONA AMÉLIA) E COMO ELA DIZ, ESTOU FICANDO DESIDRATADA DE TANTO SALIVAR.É MARAVILHOSO, E AS RECEITAS ALÉM DE SEREM MUITO BEM EXPLICADAS, SÃO BEM ACESSIVEIS AO BOLSO. COM CERTEZA VOU PREPARAR ALGUMAS E VOLTO PRA DIZER SE CONSEGUI. E TBM GOSTO DOS TEXTOS, LINDOS PARABÉNS, BJS.

    ResponderExcluir
  21. Carla, olha eu por aqui, atrasada!...rs
    Better late than never, não é mesmo? (existe uma versão em Italiano para isso?...rs)
    Amei a sua sinceridade nesse post! Isso conquista mais ainda o leitor!
    Eu também não me dou muito bem com esse tipo de massa quebradiça. A primeira vez sofri à bessa, mas como sou Brasileira, não desisto nunca!...rsrs
    A sua ficou divina, amiga, nem parecer que judiou de você! Imagino o sabor! Sou chocólatra de plantão... humm...

    Parabéns, apesar de tudo, ficou lindona!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Carla,
    amei a receita, e fiz em casa. O resultado eu postei no blog, se quiser conferir.
    http://katmont.blogspot.fr/2013/03/bolo-de-pera-com-chocolate.html
    Não fiz a base, fiz somente o recheio, que funciona muito bem como um bolo. Delicioso, por sinal.
    Obrigada pela receita!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search