outubro 19, 2011

XI Settimana della Lingua Italiana nel Mondo: Buon Compleanno Italia!

Não teremos receitas neste post (até, porque meus grissini deram errado), mas deixo um pouco mais de "contchiúdo".

Estamos na XI Semana da Língua Italiana no Mundo, que esse ano recebe o título Buon Compleanno Italia [Feliz aniversário, Itália], devido aos 150 anos da unificação.

É uma semana em que o mundo comemora a idioma italiano através de diversas atividades: palestras, cinema, debates, exposições etc. E eu fui convidada para fazer parte da festinha, olhem que chique! A convite da minha (ex) professora Florence Carboni, participo de uma mesa-redonda em que falarei sobre o papel de Pellegrino Artusi nesse processo de unificação.

Para vocês não ficarem de fora, deixo o vídeo que apresentarei mais tarde, às 10h no Instituto de Letras da UFRGS.

Este pequeno documentário mostra a Casa Artusi, fundação que morro de vontade de conhecer, mas fala principalmente sobre a importância de Artusi na formação do léxico gastronômico italiano e na formação da identidade, não só gastronômica, da nação recém nascida (a Unificação aconteceu em 1861 e a primeira edição de Artusi é de 1891, ou seja, a Itália como se configura hoje, tinha apenas 30 anos!).

Para quem quiser conhecer um pouquinho mais dessa figura que tanto falo por aqui, vale a pena assistir. O único probleminha é que só temos legenda em inglês.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

7 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search