setembro 12, 2011

Kugelhupf - Artusi 561

Este pão (ou bolo?) tem a maior cara de Natal, não? Mas, como eu não me apego a essas coisas, fiz mesmo assim, aproveitando que ganhei ovos caipiras, daqueles de gemas bem cor de laranja. O resultado foi uma massa lindamente amarela.


"Existem muitas variações deste bolo/pão enriquecido e fermentado, preparado em toda parte, desde a Alsácia, na França, passando por diversas regiões da Alemanha e Polônia, até a Áustria. O nome varia de acordo com a localidade. Costuma ser chamado de kugelhopf na parte ocidental e gugelhupf na parte leste. [...] ... leva ovos, manteiga e açúcar, bem como fermento e farinha, sendo nesse aspecto parecido com o brioche francês, mas também costuma ganhar sabor com casca de limão e passas."
(1001 Comidas para provar antes de morrer)

Kugelhupf - Artusi 561

Ingredientes

200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
50 gramas de açúcar
50 gramas de uva-passas
30 gramas de fermento biológico fresco
50 ml de leite morno
01 ovo
02 gemas
Rascas da casca de 01 limão
01 pitada de sal

Dissolva o fermento no leite e acrescente 1/2 xícara da farinha. Faça uma massa, coloque em uma tigela e deixe fermentar em um lugar morno. Enquanto isso, derreta a manteiga - não deixe ferver, apenas amolecer-, coloque em uma tigela e acrescente o ovo, misture. Acrescente o açúcar, a farinha restante, as gemas, as raspas de limão e o sal, misturando bem. Junte o fermento, que já deverá estar crescido, e, com uma colher de pau (ou espátula de silicone) trabalhe a massa por longos minutos. A massa resultará bastante maleável. Incorpore as passas, coloque a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e açúcar de confeiteiro e deixe fermentar por 2h em local morno e sem vento. Aqueça o forno a 180°C, asse o kugelhupf por aproximadamente 1h. Retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.


Artusi, que não era bobo, nem nada,  ainda sugere: "regue-o com rum".


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

15 comentários:

  1. Ai, ai, com umas nozes no lugar das passas eu comeria pelo menos a metade agora! É melhor eu ir lanchar!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, adorei sua receita, tão linda! Deu água na boca. Só fiquei com uma dúvida, a massa fica molinha (não dá para trabalhar com as mãos, só com espátula ou colher) ou fica mais consistente, tipo massa de pão mesmo? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amore! Eu também fiz um desses, embora o nome seja um pouquinho diferente (kuchen???)- assim a Nigella o chama - nós tivemos idéias meio parecidas! Legal, né? Mas voltando ao teu bolo, pão, cuca...está mara!!! Lindo...deve ser muito cheiroso e eu creio que faria o que Artusi recomendou: Rum nele! Deve ficar booommmm!!! Um beijo e um queijo, linda!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários. Adoro ver vocês por aqui. Mesmo!

    Bergamo, teu elogio é uma dádiva, pois sei que és muito criterioso. Obrigada.

    Andréa, que pena que não gostas de frutas cristalizadas nem de passas: Artusi as usa tanto, tanto...

    Vivian, essa massa ficou bem molinha, porém (ah, os poréns!), acredito que mais um tantinho de farinha não iria mal. Do jeito que fiz, só espátula mesmo.

    Aninha, acabei de ver teu blog e achei a massa bem parecida. Eu adoro estes bolinhos com frutas. NhamNham... Eu reservei uma fatia para dar uma "alegrada" nela com rum...hahaha.

    Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  5. Esse Artusi heim! Ainda sugere regar uma coisa deliciosa dessas com rum :) Uma delícia, adorei. As fotos estão ótimas ;)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  6. Fartura de receitas boas é bobagem, aqui a gente se farta, peca, engorda os olhos e quase se desidrata de tanto salivar..
    Me manda uma quentinha, vai. rs

    Xeros, frô!
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,
    Conheci hoje seu blog e gostei de tudo que vi.Parabéns pela delicadeza e beleza que vc colocou em todos os detalhes.
    A receita desse misto de pão/bolo me encantou.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Carla, que lindo bolo! E daí que tem cara de natal, a gente adora natal, não é? rs beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Carla, um bolo desse nao pode esperar ateh o natal de jeito nenhum rssss Tem uma cara de ser do tipo fofo por dentro, fiquei curiosa por uma foto dele cortado :D
    Gostei muito da reeita, melhor ainda seguindo a sugestao do Rum
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Quero uma fatia e uma forma dessas, pra fazer tb! :)
    Tá mto bonito, Carla!

    ResponderExcluir
  11. Carla! Adorei o bolo, as fotos(perfeitas), e com a fome que eu estou, comeria até com as passas, que eu não sou muito fã.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Hummm!
    Macio e amarelinho assim, nossa! Água na boca!
    Lindo blog, voltarei!

    ResponderExcluir
  13. Que delicia Carlinha!!! HUmmm Ficou lindão!! Parabéns ! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  14. Olá, li sobre vc no blog Com uma pitada de açúcar...e vim conhecer...adorei é claro e já estou levando essa receita, amo frutas secas e mesmo antes do Natal, irei prová-la com creteza!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search