julho 28, 2011

Retorno ao Cucina Artusiana e mele all'inglese - Artusi 721

Cá estou depois de tantos dias sem postar receitinha alguma. Além do meu computador novinho ter estragado, eu entrei naquele ritmo louco de final de semestre. Foram 3 semanas quase no automático. Três semanas intensas em que terminei a minha graduação em Letras, comecei a dar aulas de italiano e finalizei o primeiro semestre do curso de gastronomia.

Confesso que eu estava já com muita saudade disso aqui, e sabendo que não poderia postar nada, até perdi a inspiração para cozinhar nesses dias. Minha cozinha foi um local pouco habitado no último mês.

Ontem conseguimos resolver o meu problema informático e hoje, já que não tenho nenhum prazo me atormentando, não poderia deixar de dar o ar da graça por aqui, e claro, com o tio Artusi.


Eu modifiquei a apresentação do prato. Artusi sugere este doce com as maçãs cobertas com a massa e servido assim. Já eu decidi fazer como uma torta invertida, como uma tarte tatin, usando meia receita.

O que posso dizer? Posso dizer que enquanto escrevo este post duas fatias delas já eram!

Mele all’inglese – Artusi 721 - Maçãs à inglesa

Este prato também pode ser chamado de pasticcio de maçã, que o nome não seria impróprio.

Pasta frolla - Massa

Ingredientes

250 gramas de farinha
125 gramas de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
110 gramas de açúcar
01 ovo inteiro + 1 gema

Cobertura de maçãs

Ingredientes

04 maçãs grandes
50 gramas de açúcar
Uvas passas a gosto
Canela em pó a gosto

Pasta frolla: em uma tigela coloque todos os ingredientes. Com a ponta dos dedos vá misturando os ingredientes, como uma farofa. Quando tudo estiver misturado nessa “farofa”, coloque em uma superfície e amasse apenas o suficiente para criar uma mistura homogênea. Este tipo de massa não deve ser muito sovado, apenas o necessário. Coloque a massa em um saco plástico e deixe repousar por 1h na geladeira.

Cobertura: Descasque as maçãs, retire o miolo e corte em fatias redondas e finas. Coloque em uma panela com 50 ml de água e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por 5 minutos após a fervura, coloque o açúcar e retire do fogo assim que a água virar uma calda (mais ou menos 5 min.).

Pré aqueça o forno a 200C

Coloque as maçãs no fundo de uma forma redonda de aro removível, distribua as uvas passas, polvilhe a canela em pó e regue tudo com a calda que restou na panela.

Dica para abrir a massa: coloque a massa entre dois sacos plásticos e abra com um rolo. Assim ficará mais fácil, pois ela não grudará no rolo, nem nas mãos. Corte do tamanho da circunferência da forma.

Coloque a massa sobre as maçãs, leve ao forno por 30 minutos.

Retire do forno e imediatamente remova o aro. Coloque um prato grande o suficiente para cobrir a torta. Vire COM MUITO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR COM AÇÚCAR QUENTE, e retire o fundo da forma, cuidando para que todas as maçãs fiquem na torta.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

4 comentários:

  1. Olha que já estava sentindo falta de vir aqui e me deliciar olhando essas maravilhas que vc tem preparado! ;oD
    Fico feliz em saber que finalizou bem algumas coisas e desejo que os inícios sejam ainda mais felizes! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Ahá!!! Voltaste...tava com saudades de postar por aqui! Que delicious!!!Que coisa linda essa torta! Eu amo doces assim...bjkas!

    ResponderExcluir
  3. Menina da risada linda, é possível incrementar a receita degustando-a com uma bola de sorvete?

    ResponderExcluir
  4. Querida Carla,
    Achei seu blog pelos comentários lá do Technicolor Kitchen e de cara me apaixonei!!
    Parabéns pelo lindo blog!
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search