junho 12, 2011

Focaccia alla Portoghese - Artusi 625

Eu disse que cozinharia muito no final de semana. E cozinhei. Não muito, mas cozinhei.

No sábado fiz um almoço especial para um casal de amigos e tudo ficou muito bom. Tão bom que não tive tempo para fotografar. Gostaria de postar pelo menos uma das receitas, mas fica para a próxima. No cardápio tivemos costelas de cordeiro e de porco assados em marinada de ervas frescas e mostarda Dijon; risoto de grana padano e peras (seria com gorgonzola, mas minha amiga esta grávida e não pode ingerir nada com fungos); batatas assadas no molho da carne com alho e alecrim e, de sobremesa, arroz doce com especiarias e calda de goiabada e vinho do porto.

Lavei a alma na cozinha na manhã de sábado. Estava precisando muito. Já hoje, domingo, acordei muito tarde. Coisa rara de acontecer comigo. Geralmente caio cedo da cama e compenso com uma soneca após o almoço. Então não fiz almoço. Comemos sanduíche de queijo provolone com tiras do cordeiro que assei ontem. Vamos combinar: pão, queijo e carne juntos ficam muito bom, né?!

(Parênteses: acabei de me lembrar de um sanduíche que comia numa champanharia de Porto Alegre. Era pão francês, filé e queijo gorgonzola... Muito bom!)

Com o domingo bastante preguiçoso, marido no estádio de futebol e falta de vontade de estudar, decidi fazer as pazes com Artusi e realizar uma de suas receitas de confeitaria.

Decidi fazer esta focaccia. Sim, focaccia doce. Na região da Toscana, me parece, é que focaccia é um pão doce, quase um bolo e não aquele primórdio delicioso de pizza que conhecemos com alecrim e sal grosso.


Focaccia alla portoguese – Artusi 625

“Este é um doce delicado e sutil”

Ingredientes

150 gramas de amêndoas sem pele
150 gramas de açúcar
50 gramas de farinha de batata – Usei farinha de arroz
03 ovos – claras e gemas separados
40 ml de suco de laranja
Raspas da casca de 01 laranja

Pré-aqueça o forno a 200º C

No processador triture as amêndoas, reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar, acrescente o suco de laranja, as raspas e a farinha. Misture bem. Acrescente as amêndoas trituradas, mexendo até formar uma massa uniforme. Acrescente as claras em neve à massa e misture delicadamente. Coloque em uma forma untada e asse por 45 minutos. Sirva em temperatura ambiente.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. Oi Carla! Fizemos um encontro em POA em novembro último. Tem as postagens lá no blog. Agora estamos organizando um encontro na serra, para as blogueiras de Caxias. Provavelmente será em julho, mas eu te passo maiores detalhes quando a data ficar mais próxima. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que cardápio especial esse que você preparou, deu água na boca atéee...parabéns

    ResponderExcluir
  3. Carla, adoro cozinhar quando vêm amigos ou família, mas, como você, não consigo aproveitar essas receitas no blog: fico tão atordoada que ou não consigo anotar a receita nas quantidades que usei ou não consigo fotografar. Ou os dois. Uma pena, pois seu cardápio parece ter ficado muito, muito gostoso!
    Vim correndo conferir essa focaccia doce, fiquei curiosa! Imagino que a forma deve permitir que a massa fique baixa, está certo? Adorei, receita anotadíssima. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search