maio 01, 2011

Soufflet di Cioccolata - Artusi 703

Depois de uma Páscoa cheia de chocolates, decidi usar mínima parte do meu “coelhinho” para fazer este suflê.

Preparar suflê dá um nervoso: primeiro você torce para que ele cresça, depois reza para que ele não murche. E quando tem quer tirar uma foto ainda... O negócio fica tenso. Acho que nunca tirei uma foto tão rápido para o blog e, mesmo assim, do tempo entre o forno e a mesa ele diminuiu bastante. Suflê é assim, caprichoso que só ele.

Soufflet di Cioccolata – Artusi 703

Ingredientes

120 gramas de açúcar
80 gramas de farinha de batata – Usei de arroz
80 gramas de chocolate
30 gramas de manteiga
400 ml de leite
03 ovos –claras e gemas separadas
01 colher (sopa) de rum

Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga. Acrescente o chocolate ralado e mexa até que derreta todo também. Acrescente a farinha de arroz, mexa bem e acrescente o leite aos poucos. Mexa bem e rapidamente. Aqui a coisa complica um pouco: vai dar uma sensação de que não está dando certo. Mantenha a calma, tire a panela do fogo e peneire este creme, passando para outra panela. Volte ao fogo e acrescente o açúcar mexendo por 02 minutos (vai parecer um mingau bem líquido) . Desligue o fogo e deixe o creme esfriar, mexendo pelo menos umas 04 vezes para que não se forme uma película na superfície.

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga 06 forminhas para suflê. Bata as claras em neve em picos firmes.

Quando o creme de chocolate estiver frio acrescente o rum e as gemas. Misture bem. Coloque as claras em neve sobre este creme e misture delicadamente para que as claras se mantenham aeradas. Divida a massa nas forminhas e as leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Sirva tão logo saia do forno.

Como não é um doce tão doce assim,você pode servir ainda com uma ganache de chocolate e uma taça de vinho do porto.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

  1. GENTE QUE ISSO!? Ver uma foto dessas às 8h38min da manhã é só pra ficar louca de vontade!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search