abril 10, 2011

Gâteau à la Noisette - Artusi 546 [Bolo de Avelãs]

Bolo feito em casa para mim é o supra-sumo do tal comfort food. Aquele cheiro morno tomando conta da casa evocando as lembranças mais primárias do nosso ser. Pode ser qualquer bolo: laranja, cenoura, chocolate, banana... com caldinha, sem caldinha. Quem se aguenta e espera o bolo esfriar? Duvidodeodó! Passar manteiga numa fatia fumegante é um daqueles prazeres que fazem a vida valer a pena. "Vai dar dor de barriga, guria", dizia a minha mãe. Se desse, valeria a pena.


(Parênteses: lembrei do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Alguns dos prazeres dela eram enfiar a mão em sacos de grãos e quebrar a casquinha do creme brulè com uma colher, ou ainda, tirar cola seca dos dedos... Um dos meus filmes favoritos.) 

Esta receita eu tirei do Artusi. Meu bom companheiro Artusi.

Gâteau à la noisette – Artusi 564

Ingredientes

125 gramas de farinha de arroz
170 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga derretida
50 gramas de amêndoas
50 gramas de avelãs
04 ovos
01 colher (sopa) de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Retire as cascas das avelãs e das amêndoas* e as coloque no forno para secar por 5 minutos. Enquanto isso bata os ovos com a metade do açúcar até ficar um creme claro. No processador triture as avelãs, as amêndoas secas e o açúcar até ficar uma farinha. Coloque a farinha de arroz no creme de ovos, misture bem.  Acrescente a “farinha” de avelã e de amêndoas, a manteiga derretida e a essência de baunilha. Misture bem e coloque em uma forma redonda. Deixe assar por 40 minutos. Sirva frio.


 Para retirar fácil a pele das amêndoas: ferva 1 litro de água e coloque as amêndoas por 2 minutos. Enquanto isso molhe com água fria um pano limpo. Retire as amêndoas da água quente direto para este pano. Faça uma trouxinha e vá esfregando as amêndoas até sair a pele de todas.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

2 comentários:

  1. Carla,
    Ficou lindo! Faz jus à "arte de comer bem".
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Carla! Este doce é uma ótima opção para quem tem restrição a glúten.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search