agosto 29, 2017

Insalata di Pasta [Salada de Massa]

Amanhã estamos indo para Minas Gerais passar uns dias com os amigos queridos e, mesmo sendo poucos dias, não poderia deixar na geladeira alguns legumes já cortados, uma ricota quase passada, umas ervas frescas-nem-tão-frescas assim...

Decidi fazer uma salada de massa que tem tudo a ver com o calor absurdo que tomou conta deste estado muito conhecido pelo seu frio. Frio esse que mal deu as caras neste inverno. Eu vou superar... Juro.


Insalata di pasta 

Usei:

Massa curta - penne cozida al dente
Couve-flor -  cozida no vapor
Cebola roxa - 30 minutos em água gelada
Tomate - sem sementes cortado em cubos
Aipo - um pedaço
Cenoura - crua cortada em cubos bem pequenos
Ricota caseira- um pedaço que já estava bem pedindo para ser usado
Limão - suco de 1 e 1/2 
Tomilho
Salsa
Menta
Sal
Pimenta
Azeite

Antes de colocar a massa para cozinhar eu fiz o molho: piquei todas as coisas e temperei. Levei à geladeira numa tigela que coubesse a massa também. Cozinhei a massa al dente e, ao escorrer, lavei com água fria. Isso mesmo, para esfriar logo. Misturei com o molho maravilhosamente cítrico, aromático, untuoso e levei novamente para refrigerar. É um prato para comer frio, geladinho.

O legal dessa massa é que você pode preparar de um dia para o outro. Imagina, servir num almoço de domingo, ela "dormida" por horas neste molho saboroso... Hmmmm. (Por isso tem que ser bem al dente)

Faça a sua versão e depois me conte. Minha mãe costumava fazer com maionese, por exemplo.

Eu comi como prato único acompanhado de folhas verdes. Recomendo. 


Gente, estou saindo uns dias e convido vocês para acompanhar minhas peripécias por Minas pelo meu Instagram clicando AQUI. Certo que vou publicar uma série de coisas boas.

Um beijo e até mais.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

2 comentários:

  1. Oi Carla, lembrei imediatamente da minha mãe, ela tbm gostava muito de salada fria de massa e assim como a sua, fazia com maionese. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Adoro saladas com massa e essa ficou bem ao meu gosto.
    Seria um almoço perfeito.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search