agosto 14, 2014

Cioccolata in tazza [Chocolate Quente]

Quem acompanha o blog sabe que uma das minhas casmurrices é o calor. Odeio e ponto final. Eu gosto do frio. Meu negócio é comida calórica, cobertor, fogão a lenha, vinho tinto. Felicidade define. 

E para minha imensa surpresa e alegria as temperaturas aqui no sul despencaram, contrariando a previsão de dias atrás que dizia que o frio não voltaria. A madrugada passada foi a mais fria do ano. Felicidade define II. 

Como na tarde de hoje, que também está fria para caramba, estou trabalhando em casa, bateu uma vontade louca por uma bebida quente. Vin brulé? Adoraria, mas estou trabalhando mesmo. Então o jeito foi descolar uma receita apolínea, sem álcool. Vamos hoje de chocolate quente, ou em italiano, cioccolata calda ou cioccolata in tazza

Essa minha versão é muito simples e juro que fiquei muito tentada a colocar uma dose de rum, mas lembrei que, enfim, ainda é 16h.


Cioccolata in tazza

Ingredientes

300 ml de leite integral
15 gramas de amido de milho
03 colheres (sopa) de cacau em pó
80 gramas de chocolate meio-amargo em barra
Canela em pó e café solúvel a gosto.
Açúcar é opcional.

Coloque para ferver o leite com o cacau em pó, a canela e o café - caso goste doce, também o açúcar. Enquanto isso, derreta o chocolate no micro-ondas (2 min). Dilua o amido de milho em um pouco de leite e coloque no leite fervente. Baixe o fogo e mexa até engrossar (pouco). Acrescente o chocolate derretido e misture bem. Coloque em uma xícara/caneca. Polvilhe com mais canela se desejar. 







5 comentários:

  1. Carlinha essa será minha gordice da noite!! E acho que uma dose de rum ficaria muito bom sim! bjs

    ResponderExcluir
  2. Carla, adoro a parte da comida calórica e do cobertor, já o fogão à lenha, snif, faz tempo que nem vejo! Gosto do calor! ...mas tbm não dispenso um chocolate quente.
    Bj e uma sexta bem gelada p vc!rs

    ResponderExcluir
  3. Hummmm! Farei! Mas sábado, que é o dia que me permito! Beijos! Amo seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Inverno...Tudo de bom!Ainda mais com esse chocolate quente!Bjs

    ResponderExcluir
  5. O Verão em Portugal tem estado meio bipolar... Por exemplo, hoje à noite uma taça destas tinha sabido muito bem!
    Para dias de calor bastaram-me os vividos há uma semana na Toscana! Adorei! E em alguns dos restaurantes a que fui, lembrei-me do Chef Artusi e deste blog ;) verdade!
    Babette

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.