junho 30, 2014

Utensílio: Rigagnocchi

Há dias venho divulgando a oficina que ministrarei no próximo sábado sobre gnocchi em Porto Alegre e, numa das fotos da divulgação, aparece este utensílio que eu adoro: o rigagnocchi.






Um seguidor do Cucina Artusiana me escreveu perguntando se eu tinha comprado ou mandado fazer. A ideia de mandar fazer já me passou mil vezes pela cabeça já que nunca vi para vender por aqui. O meu eu ganhei num concurso do blog YES, we cook, da Cecília Padilha e nem preciso dizer que é um dos meus xodós da cozinha. (Cecília, gratidão eterna!)


O rigagnocchi, que numa tradução tosca seria algo como "fazedor de ranhuras em nhoques", é um utensílio italiano que serve, óbvio, para fazer ranhuras em nhoque (tóinnnn!). Mas isso não é apenas para ficarem bonitinhos, tipo uns casulinhos, não. Essas ranhuras são importantes para que o nhoque segure o molho que recebe. Bom, não?!





Então, queridíssimos, se algum de vocês sabe onde, no Brasil, pode ser encontrado este utensílio, por favor, me escreva informando. Será uma informação de utilidade pública.







5 comentários:

  1. Não sei onde vende, mas certamente compraria! Estas fotos lembraram os "nhoques" da minha avó, ela fazia as ranhuras com o garfo e sempre ficavam perfeitinhos, e claro, nunca aprendi a fazer e como "nhoque" tijolinho!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. vou abrir uma lojinha ai ..quem sabe ganho um dinheiro! hihi Aqui nao nao costuma custar mais que 3 euros um. Inclusive tenho que comprar um Sempre fiz usando o garfo, mas com este utensilio acho que deve ser mais rapido. beijos!

    ResponderExcluir
  3. minha avó, nascida em Veneza, adoraria isso. Assim, como as outras avós fazia as ranhuras com o garfo. Estou aqui pensando que isso se parece com um tipo de papelão, que tem essas ranhuras, mas seria anti-higiênico. Alguns mandolins comprados em ambulantes, tem essas ranhuras.O que mais?

    ResponderExcluir
  4. Acho que um bom marceneiro faria um destes tiver as medidas ou modelo, não acha?(Diu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diu, já está sendo providenciado. Em breve novidades!!!!
      Bjos

      Excluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.