maio 29, 2014

Sorbetto di Clementine [Sorbet de bergamota]

Uma das coisas favoritas do gaúcho agora no inverno é comer bergamota lagarteando ao sol. Chega a ser até clichê, mas é isso mesmo.

Nesta época como bergamota pela manhã, à tarde e à noite e não tenho problema algum com o cheiro. Para melhorar, na casa dos meus pais a bergamoteira está carregadinha da silva. Tivemos que providenciar umas estacas para que os galhos não quebrassem. Ano passado já tivemos muitas, neste ano, então... Volto de lá com sacoooolas de "berga". Felicidade define.

Além de suco, bolo e geleia, uma outra possibilidade para aproveitar a fruta é fazer sorbetto. Inverno combina com gelados? E por que não?! 


Sorbetto di Clementine - Sorbet de Bergamota

Ingredientes

01 xícara de açúcar
01 xícara de água
04 bergamotas grandes - suco
01 limão - suco e raspas
01 laranja  - suco e raspas
01 clara
03 colheres (sopa) de rum

Com a água e o açúcar faça uma calda: coloque em uma panelinha e, em fogo baixo, deixe ferver até alcançar o 107ºC. 

Em uma tigela coloque os sucos dos cítricos e as raspas da laranja e do limão. Quando a calda ficar pronta, acrescente, ao suco e deixe esfriar. Quando o suco estiver frio, coe e reserve. 

Bata a clara em neve bem consistente. Adicione ao suco o rum e incorpore aos pouco à clara em neve. Misture delicadamente, ou, caso faça na batedeira, use a velocidade mais baixa possível. 

Coloque em um recipiente de metal e leve ao congelador. Eu uso a tigela da própria batedeira, pois assim fica mais fácil na hora que tiver que bater o sorbetto. Você terá que fazer isso pelo menos 3 vezes, a cada 1h. Se fizer à mão, o procedimento é o mesmo: leve para o congelador e a cada 1h bata o sorbetto para que fique homogêneo. 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

6 comentários:

  1. Carla, o frio nos faz querer coisas quentes, mas fique com uma vontade gigante de provar esse sorbet, está maravilhoso!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, e eu aqui, com temperaturas quase negativas na semana passada comendo sorbet de berga no sol. hahahah. Típico..rs.

      Super beijo!
      Carla

      Excluir
  2. Carla, olha que curiosidade, estou estudando sobre o início da nossa gastronomia e o primeiro sorvete do Brasil foi feito em 1812 no Rio Grande do Sul! Um chef deixou o suco de fruta ao relento, durante o inverno, e o serviu depois na hora da sobremesa! Eles chamavam de papa-fina. Enfim, adorei a receita de sorvete de bergamota ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      Que legal! Nunca imaginei. Fiquei curiosa quanto ao suco. Que fruta será???

      Um beijo,
      Carla Maicá

      Excluir
  3. Fiz sorvete de berga no meu trabalho de conclusão de curso! Até pensei em fazer sorbet, mas não resisti à cremosidade do tradicional (: Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search