janeiro 26, 2014

Sugoli d'uva [Pudim de uva]

Tempos atrás fiz uma postagem falando que um dos meus sabores de infância favorito é o do creme de laranja que minha mãe fazia, que nada mais é que suco de laranja, amido e açúcar. Nessa mesma postagem recebi alguns comentários de descendentes de italianos dizendo que em suas famílias a versão do creme é feita com suco de uva e é conhecido como sugoli

O sugolo [sugoli é plural], ou sughi d'uva, é um doce de origem camponesa muito antigo preparado basicamente no período da vindima, pois é neste período em que há grande oferta de mosto.

Nós temos um produto que ainda costumamos fazer. Pegamos o mosto na cantina, conhecido como sughi d'uva. O mosto é fervido com farinha - uma colherzinha para cada colher grande de mosto cozido-, até virar um creme, um pudim de uva que é muito gostoso. Os sughi, que podem ser saboreados tão logo esfriem, podem também ser desidratados, cortados em fatias e colocados no forno, porque assim duram ainda mais."

Luciana Nora, no capítulo sobre Sughi do livro Savor, receitas modeneses. 






Para fazer o sugolo é fácil:

Ingredientes

1l de suco de uva caseiro (uvas fervidas e coadas)
100 gramas de farinha de trigo - usei 80 gramas
50 gramas de açúcar

Dissolva a farinha em um pouco do suco de uva e coloque, junto com o restante do suco, em uma panela de bordas altas, adoce. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar - aproximandamente 10 minutos depois da fervura. Coloque em um recipiente e deixe em repouso por mais de 3 horas.

O sugolo pode ter uma consistência mais durinha, podendo até ser desenformado. Para isso, use quantidade solicitada de farinha e cozinhe o creme por mais 05 minutos, mexendo sempre.





Eu usei o suco dessa uva tinta, como tão bem dá para ver, mas não sei qual o seu nome. Seria Isabel? Não sei, não sei mesmo.


Curta aqui a página do Cucina Artusiana e conheça mais sobre o blog.




2 comentários:

  1. Além da cor linda tem muito bom aspecto
    Gostei muito
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Carla, estava lendo sobre culinária russa e quando vi essa receita me lembrei na hora do seu sugoli (que coloquei na minha lista sem fim das receitas a fazer): http://gazetarussa.com.br/articles/2012/06/01/o_sabor_do_verao_-_kissel_14605.html
    Achei curioso, pois o princípio é o mesmo. Coincidência ou influências em comum? Não sei, rs. Como sei que gosta desses "causos" de culinária regional (haha), vim te contar :) Beijão!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.