dezembro 09, 2013

Semifreddo al Cioccolato [Semifreddo de chocolate]

Eita, semaninha corrida que foi a passada. Além do meu aniversário, que nem pude comemorar, tive alguns trabalhos super legais. Um deles foi no sábado. Fui convidada por uma colega de faculdade -lembram que eu fiz Letras?-, para cozinhar para seu grupo de alunos particulares de italiano. Foi um almoço lindo, cheio de gente simpática e interessada na cultura italiana. Adorei.

Uma das sobremesas que servi foi o semifreddo al cioccolato, uma sobremesa da familia do sorvete, porém mais macio e aerado.

Abaixo a receita base para o semifreddo italiano. Você pode dar o sabor que deseja, acrescentar frutas, frutas secas, castanhas, biscoitos. Eu usei chocolate em barra, o que irei explicar logo abaixo.

Para essa receita usa-se três preparos: creme de confeiteiro, merengue italiano e creme de leite batido nas seguintes medidas.

Creme de confeiteiro: 325 gramas
Merengue italiano: 130 gramas
Creme de leite batido: 455 gramas



Para o creme de confeiteiro

Faça o creme, cubra com um filme pvc para não formar uma película na superfície do doce e reserve. Derreta 300 gramas de chocolate amargo e misture ao creme. Deixe esfriar por completo. Na hora da mistura ele deve estar bem frio.


Para o merengue italiano

160 gramas de açúcar
40 gramas de água
100 gramas de claras + 40 gramas de açúcar

Em uma panelinha misture o açúcar e a água. Leve em fogo baixo até atingir 121ºC. Enquanto isso bata as claras em neve junto com o açúcar. Quando a calda estiver pronta, derrame em fio nas claras em neve - batedeira em baixa velocidade. Quando terminar a calda, aumente a velocidade da batedeira e deixe assim até a tigela esfriar. O resultado deve ser um merengue liso e muito consistente. 


Para o creme de leite

Bata o creme de leite gelado até o ponto de "pré chantilly", ou seja, não pode ficar muito consistente. 

Modo de preparo


Unte uma forma - retangular ou ainda uma redonda com aro removível-, e forre com filme pvc.

Misture delicadamente o creme de confeiteiro frio com o merengue italiano. Acrescente o creme de leite batido e misture de baixo para cima, bem devagar e com cuidado. 

Distribua na forma, alise o creme na superfície e leve para o congelador por 4h. Caso fique muito tempo no congelador, retire umas duas horas antes de servir e coloque no refrigerador.

Na hora de servir polvilhei avelãs torradas e decorei com cereja e hortelã. Ah, como sobrou um pouco de creme de confeiteiro de chocolate, eu passei em cada pedaço um pouquinho do creme, e depois sim, a avelã, a cereja e a menta. 



Não tive como tirar outra foto, pois na correria do evento é impossível parar para fazer isso, mas consegui fazer uma assim, para o Instagram. Está valendo, não?!







2 comentários:

  1. Conosce?

    Tutto parte da un regalo...dei limoni biologici buonissimi e quando la materia prima è speciale bisogna usarla in modo speciale! ^_^
    Ovviamente questa è un 'idea il semifreddo può essere servito in coppe di cialda, in coppette semplici con una base di savoiardi o quant'altro la fantasia vi suggerisce.

    Ricetta tratta da Più Dolci di giugno 2012

    Ingredienti per 3 limoni ricetta originale
    3 limoni bio
    50 gr albumi
    125 gr zucchero
    75 gr panna*
    scorzette di limone

    decorazione
    1 limone
    ribes

    Io invece ho calcolato gli ingredienti per 1 limone e mezzo:
    30 gr albume (1)
    75 gr zucchero
    45 gr panna
    28 gr succo di limone filtrato
    scorzette di limone

    Tagliate i limoni a metà e svuotarli della polpa.
    Alzare il bordo dei limoni con un collare di carta argentata, io mi sono aiutata con i rotoli della carta scottex.

    Montare la panna e mettere in frigo

    Portare a bollore zucchero e succo, per 2 minuti io ho misurato la temperatura e quando il composto è arrivato a 120 gradi ho spento.
    nel frattempo iniziare a montare l'albume e sempre con le fruste in movimento unire lo sciroppo bollente poco per volta, attenzione non sulle fruste!
    Sbattere finché la meringa non sarà tornata a temperatura ambiente. (ciotola blu)
    Aromatizzare con le scorzette e unire la panna molto delicatamente con una spatola con movimenti dal basso verso l'alto.

    Passare il composto in una sac a poch e riempire i limoni.
    Porre il tutto in freezer 6 ore o più.
    Prima di servire togliere delicatamente la carta argentata decorare con le fettine di un limone che io ho tagliato con l'affettatrice, ^_^ ribes e scorzette di limone

    Nota:
    *se non avete la panna a disposizione si può usare il dolceneve paneangeli, pesando ad esempio 75 gr di latte e unire il dolcenene quanto basta.



    ResponderExcluir
  2. Per tutti i giorni caldi, per tutti i giorni di felicittà, per tutti i giorni al mare!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.