novembro 15, 2013

Brioches - Artusi 575

Semana passada visitando A Cozinha Coletiva, blog lindo do Richie, vi a receita de torradas francesas feitas com brioche. Ah, o brioche! Lembrei que tive uma tentativa frustada com brioche, logo no início do blog, que transbordou da forma e ficou feio para caramba. Dele acabei fazendo um pavê cheio de nata e morangos. Nem tudo estava perdido...

Mesmo conseguindo usar o fracasso em outra receita, este brioche do Artusi merecia uma nova chance. Ou melhor, eu merecia uma nova chance com o brioche do Artusi. Decidi fazê-lo com toda calma do mundo e seguindo minha intuição. Resultado? Acho que melhorou bastante.



Atente para as alterações em vermelho em relação à receita original.

Brioches – Artusi 575

Ingredientes

300 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
30 gramas de fermento fresco - Usei 10 gramas de fermento biológico seco
20 gramas de açúcar
05 gramas de sal
06 ovos - Usei apenas 5.



Dilua o fermento em água morna e usando ¼ da farinha. Faça um pequeno pão redondo com uma boa consistência, fazendo um corte na sua superfície em cruz. Coloque para levedar em uma tigela em lugar morno. Deixe dobrar de tamanho (aproximadamente 50 min.).

Coloque o restante da farinha em outra tigela, faça um buraco no centro, coloque o açúcar, o sal e UM ovo e com os dedos, una os ingredientes e acrescente a manteiga em pedaços e comece a misturar tudo com a farinha. Amasse com as mãos e acrescente a massa fermentada. Acrescente um ovo de cada vez e continue amassando. Se achar melhor use uma espátula, pois a massa resulta bem líquida.


Fiz todo o processo acima na batedeira planetária, pois minha experiência anterior dizia que a massa é bastante líquida para ser sovada. Melhor usar batedeira ou bater em uma tigela. Sovar, aqui não rola.


Depois de incorporar todos os ovos leve a massa para algum lugar morno para fermentar pela segunda vez (40 min.). Quando a massa estiver levedada divida em duas ou três formas pequenas previamente untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar de confeiteiro e farinha. 


Aqui fiz diferente. Essa massa cresce muito, mas muito rápido. Optei em colocar em apenas 2 formas (de bolo inglês) e deixei levedar por 20 minutos apenas. Coloque a massa apenas até metade das formas, caso contrário, ela transbordará. 


Leve ao forno pré aquecido a 180º C. Asse por 30-40 minutos. 

Retire da forma e coloque em uma gradinha.




Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search