novembro 08, 2013

Gelatina di fragole in gelo - Artusi 715 [Gelatina de morango]

Uma das coisas das que gosto no tio Artusi é que ele adora botar um trago na comida. Biscoitos e bolos para molhar em vinho doce, muito rum na confeitaria, vinho em pratos com carnes e agora essa gelatina, toda meiga, vermelhinha, inocente... táh! vai lá e mete uma dose de rum. Ok, a dose é pequena, não dá nem cosquinha, mas deixa um gostinho bem bom.

Brincadeiras a parte (até porque o uso de bebidas em pratos é bem anterior ao Artusi), a questão do nome in gelo é interessante e não se refere apenas ao fato de ter que levar a mistura para a geladeira, mas sim ao modo de preparo. In gelo é o preparo, geralmente com frutas, feito a partir de uma base de açúcar cozido à giulebbe (bebida feita com suco de frutas ou ervas e calda espessa de açúcar). E é bem assim mesmo que se faz esta gelatina. Vamos ver?



Getatina di fragole in gelo


Ingredientes

300 gramas de morangos bem maduros
200 gramas de açúcar - usei apenas 100
10 gramas de gelatina sem sabor
300ml de água
03 colheres (sopa) de rum
Suco de 1 limão

Liquidifique os morangos e passe por uma peneira bem fininha. Reserve.
Em uma panelinha coloque o açúcar e 250ml da água. Cozinhe até formar um xarope - 10 minutos. Adicione esta calda ao suco de morango. Hidrate a gelatina no restante da água e, se for em pó, coloque por 15 segundos no microondas, e misture ao preparo de morango. Misture bem. Adicione o suco de limão e o rum. Peneire toda a mistura para que não fique gruminhos. Coloque em um recipiente ou em potinho individuais e leve a geladeira por, no mínimo, 3h.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. que cor linda! não sou a maior fã de gelatina, mas devo confessar que essa me deu água na boca! :) bjão xará! sempre mandando benzasso!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como ficar rum - opa, ruim, hehehe

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search