novembro 20, 2013

Mini spiedini di pollo e pancetta -[Mini espetinhos de frango e pancetta]

Quem me vê assim tão apaixonada por derivados da carne de porco não pode imaginar que eu já tive uma porquinha. Ela se chamava Madonna, uma porca branca linda e enorme que virou saborosos torresmos, deu latas de banha, nos abateceu de linguiças e morcilhas por um bom tempo. Insensível, eu? Não, não. Mesmo não tendo sido criada no interior (que era Gravataí nos anos 80?) tínhamos uns vizinhos que vinham da zona rural de Santo Antônio da Patrulha (terra da cachaça e da rapadura). Eles trouxeram essa cultura de criar porcos nos fundos do pátio e tínhamos até um forno de barro que usávamos coletivamente. Logo, a matança de porco fez parte da minha infância. Obviamente eu não participava da coisa em si, mas lembro claramente destes dias. Eu ficava ali, à margem de tudo, sem poder me aproximar muito, mas curtindo cada movimento.

Acho que meu gosto por essa carne vem justamente dessas lembranças. Era natural essa função toda e, no mais, no final do dia tínhamos torresmos. Ah, os torresmos salgados, frescos, crocantes. Eram um bancozitos de verdade!!!!

Enfim, tudo isso para dizer que a receita de hoje tem todo o meu amor, pois leva pancetta.

A pancetta tanto pode ser o nome de um corte de carne do vitelo e do porco, como também o nome do embutido. No caso, embutido de carne suína, que pode ter três tipos de apresentação: pancetta stecatta, pancetta tesa e, a que estamos usando, pancetta arrotolata, ou seja, pancetta enrolada, onde a gordura da carne é retirada e colocada em seu interior junto com especiarias e enrolada para ser maturada por mais de 50 dias. 


Essa aí comprei no Mercado de São Paulo. Comprei com felicidade no coração!

Decidi fazer estes espetinhos que aparecem muito nos receitários italianos: frango, pancetta e sálvia. Não tem como dar errado! E claro, pode ser feito bacon.


Mini spiedini di pollo e pancetta - Mini espetinhos de frango e pancetta

Ingredientes

Peito de frango
Fatias de pancetta
Vinho branco
Sálvia
Sal
Pimenta
Palitinhos de madeira

Limpe o peito de frango retirando os ossos e gorduras. Corte em cubinhos. Reserve.
Faça uma marinada como vinho branco, sal, pimenta e sálvia fresca picada. Coloque os cubinhos de frango neste molho e deixe na geladeira por 8h.

Retire da geladeira e escorra os cubos de frango. Enrole cada um deles em fatias de pancetta, coloque uma folha de sálvia e prenda com o palitinho. Frite em frigideira bem quente e com um fio de óleo. Doure todos os lados para que o frango não fique cru.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

5 comentários:

  1. Simples mas concerteza muito saboroso! Parabéns pelo seu blogue, que sigo sempre com muito interesse!
    Um abraço
    Lena
    Cooking (http://cookingbooksblog.blogspot.pt/)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!Deu água na boca, imagina com um choppinho!Bjs, Tati Kist.

    ResponderExcluir
  3. Isso, Carlota!!!! Me engorda só de olhar, vai!!!!! Eu mereço isso!!!! Mandar via SEDEX que é bom, ninguém manda. :p

    ResponderExcluir
  4. Acredito que será nossa janta de hoje. Esse amor pelo porco Alice e eu comparilhamos com você. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search