agosto 26, 2013

Zuppa di Ceci [Sopa de grão-de-bico]

O inverno 2013 está mostrando para nós aqui do Sul com quantos graus se faz um frio. Com poucos, garanto. Muito poucos. A estação está sendo típica de "renguear cusco", fora a chuva que não dá trégua há 5 dias.

O jeito, meus caros, é comida quente, calórica, temperada, fumegante. Sopas, caldos, ensopados... Ainda sinto falta do mocotó (a-do-ro!) que mal comi neste inverno, mas se continuar com este frio até o próximo final de semana, não me responsabilizo, vai ser mocotó na veia. 

(Vejo meu professor da academia lendo este post e dizendo para mim: #veraodeburca.
João, meu querido, tudo isso é acompanhado de vinho, que dizem que cada taça corresponde a 30 minutos de esteira. Fique tranquilo, tudo vai dar certo!)


Eu tinha há horas um pacote de grão-de-bico no armário. A ideia era fazer um prato típico italino, o pasta e ceci [massa e grão-de-bico] mas como fiquei com preguiça de ir ao supermercado buscar a massa curta que o prato exige, fui de sopa mesmo. Ah, detalhe, tudo foi feito no fogão a lenha. Muito amor pela nossa salamandra instalada na sala. 

Zuppa di Ceci - Sopa de grão-de-bico

Ingredientes

500 gramas de grão-de-bico cozido - (12 horas de molho + 40 minutos na panela de pressão)
100 gramas de molho de tomate
2l de caldo caseiro de legumes
03 colheres (sopa) de azeite de oliva
01 cenoura 
01 cebola média
01 dente de alho
01 talo de salsão - opcional
02 folhas de louro
Sal e pimenta a gosto.

Pique a cebola, a cenoura, o salsão e o alho, tudo bem picadinho. Refoque no azeite de oliva colocando primeiro a cebola, depois o alho, o salsão e a cenoura. Acrescente o grão-de-bico, refogue por alguns minutos e adicione o caldo de legumes e as folhas de louro. Tempere com sal e pimenta. Feche a panela e deixe cozinhar por 40 minutos em fogo médio. Cuide para que não seque o caldo. Acrescente o molho de tomate, acerte o sal e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva quente.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

6 comentários:

  1. Este prato pede uma massa feita em casa, e como somos apenas em duas pessoas, sai tudo rapidinho. Não resisto! Adoro e não é pouco!
    Belo prato, parabéns!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia e belezura de prato Carla! Deve ter ficado ótimo. Invejei seu fogo à lenha! :P

    ResponderExcluir
  3. recém engauchei-me. adoro o "renguear cusco" e, mais ainda o "estou há horas"... ando colecionando terminologias regionais.

    só não tô adorando mesmo esse frio palhaço. chega, né? deu de inverno...

    linda sopa. se tacar umas linguiças vira um puchero, né? :D
    ;)

    ResponderExcluir
  4. adoro grão de bibo.e já fiz sopa de sobras do cozido, salada de bacalhau, tudo. abs!

    ResponderExcluir
  5. Amooo Grão de Bico, sopa.... então como se diz por aqui: Juntou a fome e a vontade de comer... Como publiquei no meu face, fiz esta maravilha... e simplesmente adooooreeeeeei!!!! Obrigada pela Receita querida!!!! bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search