julho 18, 2013

Zuppa con le cipolle alla francesa [Sopa de cebola à francesa] - Artusi 50

A culinária italiana - aquela letrada-, tem uma grande influência da culinária francesa. Um ponto de contato trazido através de livros e qualificações que os cozinheiros da aristrocracia colocavam em prática nas cozinhas italianas. Por isso, em muitas receitas, percebemos esta presença. Presença esta que fez com que Artusi escrevesse um livro que tratasse o "afrancesamento" da terminologia culinária, surgindo assim o livro A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem, em que o autor traz para o idioma italiano, além de muitas outras questões, receitas dessa tradição francesa adaptada para a realidade italiana, principalmente a questão linguística. 

A receita de hoje é a sopa de cebola, no Artusi "Zuppa con le cipolle alla francesa" [Sopa de cebola à francesa]. Difere um pouco da receita que eu conheço, que é aquela gratinada, mas os ingredientes são basicamente os mesmos. Como eu queria aquele dourado lindo que só um forno pode nos proporcionar, optei usar os ingredientes indicados por Artusi, mas levei para gratinar, porque vontade das lombrigas a gente respeita.


Zuppa con le cippole alla francese - Artusi 50

Ingredientes

03 cebolas grandes
50 gramas de manteiga
1l de caldo de legumes ou leite
03 ovos (não usei)
250 gramas de pão branco cortado em fatias
80 gramas de queijo gruyere ralado
40 gramas de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Corte as cebolas em fatias finas e as refogue na manteiga em fogo bem baixo. Deixe refogar por uns 10 minutos, cuidando para não queimar. Acrescente aos poucos o caldo. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Você pode colocar um pouco (1 colher chá) de amido para que fique um caldo mais grossinho.

Coloque a sopa em ramequins e em cada um deles uma fatia de pão - que pode ter sido tostado previamente. Cubra com os queijos e leve ao forno para gratinar.

No Artusi: depois do cozimento das cebolas com o caldo, bata no liquidificador ou passe por uma peneira para que a cebola não apareça. Volte a esquentar o caldo. Enquanto isso coloque em uma sopeira o pão cortado em cubinhos e tostado. Acrescente os ovos batidos e cubra com os queijos. Derrame na sopeira o caldo de cebolas bem quente. Está pronto.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. Huuuuuuummmmmmmmm... Que TENTAÇÃO!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Carlinha. Pois eu testei a receita. Uau, que rápido e gostoso! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Que espetáculo, vou fazer com certeza... gostei muito do modo Artusi deve ficar muito bom!
    Beijocas querida!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search