julho 10, 2013

Pasta alla Norma [Massa à Norma]

E a Norma, hein?! Quem é a Norma que dá nome a esta especialidade siciliana conhecida mundialmente?

Pois, como nada é um ponto sem nó, o nome deste molho vem de um trocadilho do teatrólogo catanese Nino Martoglio lá pelos idos de 1900. Conta-se que, diante do prato de massa condimentado com molho de tomate, berinjelas fritas e manjericão fresco, ele exclamou: "Questa è una vera Norma!" [Esta é uma verdadeira Norma], fazendo analogia à personagem Norma, protagonista de uma das grandes óperas de Vicenzo Bellini que, segundo os especialistas, é um dos papéis mais difícies do repertório de uma soprano.

Então, este molho seria uma obra-prima! Aliás, o destino desse molho já estava marcado, pois a personagem Norma foi criada especialmente para a soprano Giuditta...Pasta. Sim, o sobrenome da primeira intérprete de Norma é Pasta. Maktub, meus caros!

Adoro essas curiosidades. Vocês também? Acho que o prato fica até mais saboroso. 
(Pasta! O sobrenome da soprano era Pasta!!!...rs..)


Pasta alla Norma

Ingredientes

02 berinjelas grandes
Óleo para fritar
800 gramas de molho de tomate
400 gramas de massa - espaguete, rigatoni...
Manjericão fresco
Sal a gosto
Ricotta (a italiana, não a brasileira, que nada tem a ver com a de lá. Portanto, para nós, ingrediente opcional.)

Lave as berinjelas e corte em fatias de 0,5cm. Coloque sal em ambos os lados das fatias e as disponha em um escorredor de massa. Reserve. Este procedimento vai ajudar a extrair àgua das beringelas.

Enquanto isso faça o molho de tomate. Aqui você tem uma receita bacana e clássica.

Retire o excesso de sal das berinjelas secando-as. Frite as fatias em óleo bem quente até que fiquem douradas. Coloque sobre papel absorvente. Depois de fritas corte em cubos as fatias e acrescente ao molho de tomate. Misture mas cuidado para não desmanchar muito as berinjelas. Assim que a massa estiver cozida al dente incorpore um ao outro acrescentando folhas de manjericão fresco. Caso tenha ricotta, a vera!, coloque pedaços sobre a massa. 



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

5 comentários:

  1. Hum....bela receita! Ingredientes simples, mas o resultado é sublime.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu Santo Berinjelo! Acabei de ter uma epifania ao ver essa receita sacrossanta. Há dias estou pensando em comer algo que me dê prazer, pois estou com problemas de estômago. E nada me interessava, não tinha desejo por nada.

    Meu estômago dava pistas... macarrão, macarrão! Ainda assim, não encontrava um molho que chamasse a atenção dos neurônios. Mas agora... veio a mim essa foto virtuosa de convencimento cabal. Aceito e me entrego. Ai, coisa mais boa! Obrigada, Carla!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,
    Essas curiosidades , para mim, fazem toda a diferença ao executar uma receita. Gosto muito de saber.
    Essa eu não conhecia.Só a pasta mesmo!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search