julho 05, 2013

Pane di Banana [Pão de banana]

Banana é uma das minhas frutas favoritas. Mas não é qualquer banana, não. Só gosto da banana prata... e com maturação perfeita, ou seja, nem muito verde nem muito madura. Por isso, fiquei olhando para umas bananas na fruteira que estavam maduras demais para o meu gosto e lembrei deste "pão de banana" que já tinha visto há tempos em um dos meus livros sobre pães. Aproveitei que queria fazer um bolinho para receber minha amiga Juliana e juntei o útil ao agradável. Sim, ele é pão, mas tem a maior cara de bolo... Coisa desses italianos.


Juntei todos os ingredientes e comecei a preparar a receita sem ler até o final. Quando fui buscar a temperatura e o tempo do forno a receita dizia: depois de assado espere 24h para servir. Hã?! Ri sozinha na cozinha pensando "vou seguir a receita...só que não!". Mas como dividi a massa em duas formas pude fazer as duas provas: um bolo fresco e outro dormido. Sinceramente, os dois ficaram super bons.


Pane di banane 
Do livro "Il libro del pane- storia, lavorazione, tipologie e ricette

Ingredientes

03 bananas maduras
120 gramas de açúcar
240 gramas de farinha de trigo
02 ovos
100 gramas de manteiga derretida
01 colher (chá) de fermento químico
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
01 pitada de sal

Amasse as bananas e coloque em uma tigela com o açúcar para macerar por 30 minutos.
Em outra tigela coloque a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Adicione os ovos e a manteiga misturando bem. Incorpore as bananas maceradas até ficar uma massa homogênea. Coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse por 60 minutos.
Se você conseguir, espere 24h para servir.

Eu, com receio de que derramasse, dividi a massa em duas formas, coisa que não precisava na verdade, pois ele não cresce muito. Portanto, use apenas uma forma de bolo inglês,


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

14 comentários:

  1. Oi, Carla, também amo bananas, mas sou fã da caturra, faço várias receitas com elas, mas pão ainda tinha feito, vou experimentar, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Como você, dou preferência a banana prata.Acho mais gostosa. Gostei demais desse pão, vai ser minha próxima experiência.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Carla, suas "especificações" da banana são iguais às minhas! Passou 15 minutos do ponto de maturação? Não como mais. Ainda bem que tem um monte de receitas gostosas para aproveitar as bananas. Sabe que sou fã dos seus bolos e do seus pães, né? Um bolo-pão só pode ir direto para minha lista. Que as bananas passem do ponto logo :) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah, e não posso deixar de falar: sortuda essa Ju! As duas, aliás :)

    ResponderExcluir
  5. Ai Querida, é bem isso mesmo, né? Agente na correria acaba nem lendo tudo e vai colocando o nosso toque na receita...mas essa é a beleza da cozinha, não é mesmo? É testar e aprovar!

    Estou super sumida mas por conta de algumas mudanças que vão acontecer em breve...então a correria está grande! Acho que a viagem para Porto não deve acontecer por agora, talvez no fim do ano. Uma pena, né? Queria muito te encontrar e bater um bom papo!

    Saudades de você!

    Beijo muito grande!

    ResponderExcluir
  6. Nunca usei banana em bolos.
    Mas tenho bolos maravilhosos com banana.
    Então este ficou divino...adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Huuuuuuuuummmmmmmmm... DELICIA!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil).
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com
     

    ResponderExcluir
  8. Quantos ovos? Rtedesco448@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, verdade! Esqueci de especificar.
      São dois!
      Obrigada, já acrescentei na receita.

      Carla Maicá

      Excluir
  9. Oi Carla! Vou fazer este teu pão e depois comento o resultado contigo, tá? Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eita Carla que vontade de fazer esse pão, agora está historia de esperar 24 horas confesso que não cumpro.rsrs

    ResponderExcluir
  11. Carla, sempre tenho bananas na fruteira e algumas vezes elas acabam "passando" e se transformam em receitas deliciosas com essa que nos apresentou.Tbm já fiz pão de banana e adorei o resultado!
    Bj e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search