janeiro 31, 2013

Gelato alla Crema - Artusi 759 [Sorvete de Creme]

Tio Artusi manda super bem em seus sorvetes. É o terceiro que faço de seu livro e o terceiro que gosto bastante. Banana, chocolate e agora creme. 

Fui de creme, pois tinha que dar fim a 8 gemas que estavam na geladeira. A receita é nada mais do que creme inglês gelado. Uma delícia! Peguei as dicas do Artusi, mas dei o meu "toque baunilhado" que super valeu a pena. 


Gelato alla crema - Artusi 759

Terás um sorvete gostoso, cremoso e consistente, se souber o fazer

Ingredientes

1 litro de leite integral
200 gramas de açúcar
08 gemas
Essência de baunilha*

* Tenho essência caseira de baunilha, isto e, tenho em uma garrafa de vodka, várias favas. Para este sorvete usei 01 collher de sopa desta vodka mais as sementes de duas favas que estavam embebidas.

Mistur, em uma panela,  as gemas e o açúcar. Acrescente aos poucos, mexendo sempre, o leite. Adicione a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo mexendo sempre. Não deixe ferver. Quando começar a levantar fervura, retire do fogo e continue mexendo. É um processo que pode demorar um pouco. O resultado é um creme grosso. (mais ou menos 20 minutos de fogo).

Retire do fogo, passe o creme por uma peneira. Deixe esfriar um pouco e leve ao congelador por 2h. Retire do congelador e mexa para cremosidade. Leve novamente para gelar por mais 2h. Repita a operação 3 vezes.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

  1. Este vai para a minha lista para fazer quando chegar o Verão.
    Ficou maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de simplicidade! Quero um dia experimentar!
    Babette

    ResponderExcluir
  3. Carla, o tio Artusi desafiou, né? "Terás um sorvete gostoso...se souber o fazer". Missão dada é missão cumprida! Teu sorvete parece ter ficado supercremoso e essas pintinhas de baunilha são irresistíveis. Manda 5 litros para cá, calor não falta, rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, pois já estou te seguindo. E aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog.
    Lá tem de tudo um pouco: Culinária, Artesanato, Dicas... Será um grande prazer ter a sua companhia como minha seguidora :)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com
     

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search