janeiro 18, 2013

Filetti 'i Pipiruni - [Pimentões em Tiras]

Não sei o porquê, mas ando em uma fase super siciliana. Já faz algum tempo que a Sicília tem me chamado atenção. Talvez seja um pouco de culpa por não ter esticado uma ida até lá. Talvez sejam os relatos que tenho lido e que estão me deixando fascinada.

Recentemente (na verdade nem tão recentemente assim) li dois livros que apresentam a culinária siciliana. O primeiro foi "Um certo verão na Sicília", da Marlena di Blasi que, embora eu não tenha gostado do enredo, apresenta cenários de cozinha em uma vila siciliana que me fazem suspirar até hoje.
O segundo é o maravilhoso "Mamas Sicilianas", livro da médica e escritora Giuseppina Torregrossa. Deste eu falarei em breve, pois farei uma receita muito interessante e cheia de histórias que é o tema do livro.

Além desses romances retirei da estante um livro que comprei meses atrás e trouxe para a cabeceira da cama. Chama-se "Os Sabores da Sicília", da siciliana Maria Montanarini, e é dele que vem essa receita super prática e surpreendentemente saborosa.


Quando penso em culinária siciliana, além dos doces fantásticos, sempre penso em berinjelas, muitas berinjelas recheadas, fritas, assadas. Pimentões, alcaparras, azeitonas... Muitos vegetais regados com azeite de oliva e muito deles empanados com farinha de rosca. E daí o grande detalhe desses pratos: a farinha de rosca não deve ser qualquer coisa. É ela que vai dar o sabor tostado que tanto nos agrada nas receitas, por tanto, nada de menosprezar o prato usando aquela farinha de rosca que está no fundo do armário.

Farinha de rosca é pão triturado. Então, que tal fazer a farinha minutos antes de executar a receita?! Torre aquele pão dormido e rale (ou passe no processador ou no liquidificador). Isso com certeza vai garantir mais sabor aos pratos. Ah, vai.

Filetti 'i Pipiruni - Pimentões em Tiras

Ingredientes

06 pimentões médios (verde, vermelho, amarelo)
06 colheres (sopa) de farinha de rosca
06 colheres (sopa) de queijo ralado (parmesão, grana, pecorino...)
02 colheres (sopa) de alcaparras
02 colheres (sopa) de salsinha picada
02 colheres (sopa) de cebolina picada
50 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Corte os pimentões pelo comprimento em tiras finas. Faça uma mistura com a farinha de rosca e os outros ingredientes, exceto o azeite. Cautela no sal, pois as alcaparras e o queijo já são salgados.

Unte com azeite um prato refratário e faça uma camada de pimentões, cubra com a mistura de farinha de rosca. Repita a operação até terminar os ingredientes. Regue com azeite e leve ao forno por 1h a 180ºC.


Esses pimentões podem servir de acompanhamento para diversos pratos. Carnes, por exemplo. Eu, como dificilmente faço carnes para o dia-a-dia, usei para acompanhar a salada do almoço, mas já imaginei esses pimentões assados sobre uma bela fatia de pão. Óbvio!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

  1. A simplicidade é algo mágico! Carlinha, preciso anotar esses livros pra ler! Obrigado por essa receita simples e colorida. Beijo! Viva o CA!

    ResponderExcluir
  2. Este prato é uma alegria para os olhos e, com certeza, para o paladar.
    Vou fazer, sem dúvidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. You actually make it appear so easy along with your presentation but I in finding this
    matter to be actually something that I think I would by no
    means understand. It sort of feels too complicated and very wide for me.
    I'm looking ahead in your next submit, I will attempt to get the dangle of it!
    my page :: http://bostaditurkiet.net/fastigheter-antalya/

    ResponderExcluir
  4. Uma cozinha deliciosa, sem dúvida! Ah, como seria bom poder viajar, viajar, viajar!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search