dezembro 13, 2012

Bavarese alle fragole [Bavarese de morango]

E dezembro chegou, já está na metade e eu não estou nem aí para ele.

Ano passado escrevi este texto aqui, dizendo o quão desesperadas as pessoas se tornam neste mês. Neste ano decidi abstrair: abstraí que o mundo vai acabar, abstraí que o Natal está chegando, abstraí que nem bolo eu fiz para o meu aniversário, e abstraí até que 2012, um ano tão especial para mim, está findando.

Hmmmm, escrevendo isso agora para vocês, isso de que 2012 está acabando, fiquei com dorzinha no peito. 2012 foi um ano muito bom. Se em 2011 eu estava super estressada com vários ciclos se fechando e um mundo desconhecido de recém formada pela frente, 2012 foi o ano em que pude, finalmente, voar livre por aí e pipocar em qualquer coisa que pintasse pela frente. Viajar sozinha, entrar numa cozinha profissional, sair  um pouco da teoria e partir para a prática, entender um pouco mais do que quero profissionalmente, descartar coisas que não valem a pena, comer menos, comer melhor, sair da letargia e colocar o corpo a trabalhar sadiamente... Coisas que fizeram o ano muito mais movimentado.

Porém, tanta atividade tem também seu preço. Foi um ano em que li menos, por exemplo. Minha lista de livros só aumentou neste ano, a lista de não lidos. Muitas vezes pegava no sono antes mesmo de ler o primeiro parágrafo. Exausta.O blog teve menos postagens e receitas. Eu estive menos presente no mundo virtual e pior, vi menos os meu amigos e familiares. Esta é a parte chatinha da coisa. 

Mas o ano está acabando e 2013 está aí, batendo a nossa porta. Desafiando qualquer profecia e fanáticos. E eu vou começar janeiro bem serelepe e saltitante (embora janeiro seja um mês absurdamente quente por aqui, sugando todas as minhas energias). Já tenho agenda nova e planos traçados. Objetivos mil. Prática ou teoria?! As duas. Letras ou Culinária? As duas. 

Bom, quanto à receita é o seguinte: a minha ideia para este post "bye, bye 2012" era a receita de Pandoro, um pão-bolo fermentado típico do Natal italiano. Porém a receita me exige 15 horas de preparo e eu, infelizmente, não tive este tempo durante a semana. Quiçá no início da próxima. Então, como faz o calor dos infernos tropicais por aqui, decidi fazer uma bavarese (do francês bavarois) bem refrescante, cheia de morangos e que sumiu da geladeira em menos de 8h. Eu nem teria terminado o pandoro e a bavarese já era!


Bavarese alle fragole - Bavarese de morango

Ingredientes

150 gramas de polpa de morango
150 gramas de leite
60 gramas de açúcar
03 gemas
08 gramas de gelatina em folhas
200 gramas de creme de leite fresco
Essência ou fava de baunilha
Morangos para decorar

Misture o leite e a polpa de morango em uma panelina. Misture, eum uma tigela, as gemas e o açúcar. Bata o creme de leite a meio ponto (não  chegue ao ponto de chantili). 

Aqueça o leite com morango até começar a ferver (84ºC), retire do fogo, acrescente um pouco da mistura na tigela das gemas, misture e leve novamente para a panela mexendo sempre. Acrescente a gelatina já hidratada, misture para dissolver (jogo rápido, gente!) e retire do fogo. Deixe a mistura esfriar (moninha, 28ºC) e acrescente, delicadamente o creme de leite batido.

Coloque em uma forma com aro removível, ou em um prato ou ainda taças. Leve para a geladeira por no mínimo 2h. Retire da geladeira, decore com os morangos e retorne à geladeira até o momento de servir.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

8 comentários:

  1. Olha a Bavarese aí!!!! Que linda!!!!
    Ficou perfeita e está ideal para este calor dos infernos! Você disse ali em cima que o calor suga suas energias? Idem por aqui! Por causa disso estou um pouco distante da minha cozinha e qdo preciso cozinhar só penso em coisas leves, geladas e refrescantes. Xô daqui calor :P

    Que venha 2013...e que seja melhor ainda que 2012 para vc =)

    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Creme de leite, gemas, açúcar e baunilha...o que poderia ficar ruim aí????? Absolutamente nada!!!! Este doce ficou incrível, Carla! Parabéns! E para finalizar 2012, está maravilhoso! A gente deixa mesmo o blog um pouco quando se envolve com outras coisas, não é? O meu está meio abandonadinho também...mas vamos indo...como dá! E tu já estás entrando em 2013 cheia de energia! show de bola, menina! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre fazendo a gente babar com essas delícias!

    E o que são essas fatias de morango lindas bem arrumadinhas?! Adorei! <3

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma POESIA Dna.Carlinha!!Bahhh TRI BOMM!!Mostrei p/ o meu marido agora,ele falou:fazzzzzz!!Vou fazer depois te conto.Bjkasssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. O blog está lindo querida amiga! Meus parabéns!
    E agora que somos "quase vizinhas" vamos combinar umas visitinhas!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Não ficamos órfãos de pandoro e sim filhos de bavarese! Linda essa sobremesa, uma bela sugestão para a ceia de Natal.
    Carla, se 2012 foi tão bom, pode esperar que 2013 será melhor ainda! Se depender dos meus desejos, está garantido, pode confiar :) Um feliz Natal para você e sua família! Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Carla, valeu pela bavarese que combina muito bem com o calor (aquele que vai nos transformar em torresmos!rs,)que faz por aqui e por todo lado...os ingredientes já entregam o sabor bom que deve ter!
    Já me adianto e te desejo um lindo e alegre Natal para vc e seus amados!2013 que venha, estaremos a espera com alguma fatia docinha na mão!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. I really like your blog.. very nice colors & theme.

    Did you create this website yourself or did you hire someone to
    do it for you? Plz answer back as I'm looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. kudos
    Here is my web page : overnight acne treatment

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search