novembro 15, 2012

Risi e bisi [Arroz e ervilhas]

"Risi, bisi e fragole!" [arroz, ervilha e morango!] era o grito de guerra dos venezianos fazendo uma analogia às cores da bandeira quando, no século XIX, houve a invasão austríaca na Itália. Risi e bisi, é um prato tradicional da região do Vêneto, principalmente na cidade de Veneza.

Mas este prato é um tipo de risoto?! Ou uma sopa?! Alguns italianos defendem que o risoto é uma sopa que se come de garfo. Isto é, não pode ser muito seco e nem com muito caldo. É o caminho do meio. E esse caminho também deve ser aplicado ao risi e bisi, que digamos assim, é um primo do risoto.


Eu confesso que agora trabalhando em restaurante fico com uma super preguiça de cozinhar em casa. Ainda mais com o calor que estava fazendo por essas bandas daqui. Porém, desde o início da semana, a temperatura ficou super amena, um ventinho gelado sopra em meus dias e aquela vontade de uma comida quente se fez presente. Me animei e fiz esse prato que eu namorava há tempos. Além do mais, eu precisava trazer um pouco de sal para este blog. Em outubro só publiquei doces. Já estava enjoada de tanto açúcar. Vocês, não?!

Risi e bisi - (Arroz com ervilhas)

Ingredientes 

01 litro de caldo caseiro de legumes ou frango
01 cebola média picada
50 gramas de toucinho picado
60 gramas de manteiga
400 de ervilhas frescas - usei congelada, fazer o que?!
200 gr. de arroz branco
04 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Salsa picada - bastante
Pimenta moída na hora a gosto
Sal

Coloque o toucinho em uma panela e leve ao fogo.Quando começar a dourar acrescente metade da manteiga e a cebola picada. Refogue por alguns minutos. Junte as ervilhas, o sal e a salsa picada, cubra com 1/4 do caldo e deixe cozinhar por 15 minutos (se frescas. Caso congeladas, 2 minutos). Acrescente o arroz e mais um pouco de caldo e mexa bem. Cubra a panela e deixe o caldo reduzir. Não deixe secar, vá acrescentando caldo mexendo o arroz umas duas vezes. Cozinhe al dente, sem secar todo o caldo, mas também sem deixar muito dele. Misture o restante da manteiga e o queijo. Deixe descansar por alguns minutos e sirva. 


Para os que estão estranhando a minha ausência no mundo virtual explico que o tempo anda curto por aqui. Os mails estão sendo respondidos aos poucos e as receitas aqui no blog aparecerão à medida em que sobrar um tempinho. Aos poucos vou me adaptando a nova rotina, prometo.

Beijos a todos. E um ótimo feriado.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

9 comentários:

  1. A essa hora, minha barriga roncou quando vi a foto. Linda e a receita parece deliciosa! Vou tentar um dia por aqui!
    Obrigada Carla! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!!

    Bah TRI BOM.Vou fazer depois te conto.Bjkasss

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de deixar meu nome,hahaha
    Lili Teretete

    ResponderExcluir
  4. Carlinha nem tomei meu café da manhã e vendo este arroz me esqueci do café e minha boca encheu d'agua.
    Receitinha maneira!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha menininha super querida, Primeiro que não fico enjoada de açúcar pois é a minha paixão perigosa e depois Minha linda estou aqui encantada com esse primo maravilhoso de risoto, Que gostoso, uiuiui!!!!!rsrs
    Receita nos braços...
    Bjinhos carinhosos e um ótimo feriado. Re

    ResponderExcluir
  6. Ai Carla que delícia!!!! Ficou de comer com os olhos literalmente.
    Carla estou em falta com as visitas nas cozinhas das amigas em razão de compromissos profissionais, mais um tempinho e vou regularizando.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Hm... Ultimamente ando intrometido a comer muito risoto. Só assim pra eu comer arroz. Mas esse aí tá bem metidinho, vou dar uma chance a ele. :) E a senhora, em que restaurante anda? Vai valer um post especial algum dia? Beijão e obrigado pela receita linda e pelo texto divertido sempre.

    ResponderExcluir
  8. Só vou dizer uma coisa, com esse seu risoto, você ganhou de vez o coraçãozinho da Alice. Fiz, ela repetiu, pediu para fazer na outra semana, pediu para fazer até na casa da vovó pra ela ver o quanto era gstoso. Teve um dia que até se atreveu a levar de "lanche" na escola. Obrigada por mais essa delícia. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search