outubro 11, 2012

Crema Pasticcera [Creme de confeiteiro]

Uma das perguntas que mais respondi na Itália foi "alla crema?" [com creme?]. Isso porque la crema, ou melhor, o creme de confeiteiro é uma receita clássica na culinária italiana. Ele é um dos ingredientes dos doces mais famosos como as crostate [tortas de massa amanteigada], os bomboloni [tipo sonhos], os cornetti [croissant], as zuppe inglesi [um pavê], as sfogliatine [docinhos de massa folhada], e assim por diante.

É a já conhecida mistura de gemas, leite, amidos, açúcar e baunilha, mas decidi trazer para cá pois usarei em duas outras receitas de doces: uma crostata e alguns bomboloni.


Ingredientes

500 ml de leite
04 gemas
100 gramas de açúcar
30 gramas de farinha de trigo
01 colher (chá) de amido de milho
Essência de baunilha

Coloque o leite para ferver - se desejar, coloque um pedaço de casca de limão.

Bata as gemas junto com o açúcar, misture os amidos - diluídos previamente em um pouco de leite, acrescente a essência de baunilha.

Ferveu o leite, deixe esfriar um pouco e derrame sobre a mistura de ovos, mexendo sempre para que não crie grumos. Transfira o creme para uma panela o passando antes por uma peneira. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.

Se você não for usar imediatamente, coloque em uma tigelinha, cubra com plástico para não criar uma película e guarde na geladeira. Dura de dois a três dias.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

6 comentários:

  1. Carla seu blog é uma graça. Amei todo o cuidado e amor que transparecem nas postagens. A ligação com a culinária da Itália com tamanha delicadeza deixa tudo muito mais prazeroso de se ver e fazer. Beijocas. Continue assim. Bel

    ResponderExcluir
  2. Ellerinize sağlık. Çok güzel ve iştah kabartıcı görünüyor.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que o amigo Fuat falou! Em gênero, número e grau!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!!! Saudades, viu??? Ainda não conversei com vc tudo o que eu queria... Quem sabe vou te visitar? rsrsr

    Bom, vim aqui pra falar desse creme, que é tudo de bom! Adoro!!! Vou esperar ansiosamente a receita do bomboloni, pois amo sonhos.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. e eu acho esse creme uma delícia por si só!
    quando minha mãe fazia cassata, doce suuuuuuper infancia pra mim, eu adorava raspar a panela desse creme ainda quente... pra cassata mesmo eu nem ligava mto! kkkk bjos, feliz dia das crianças! kkk

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  6. um clássico nunca perde a majestade, ainda por cima muito versátil né? Adoro esse creme...
    bjinhos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search