setembro 06, 2012

Pasta alla Carbonara [Massa à Carbonara]

À Carbonara!!! Viva!!!! Acho que esse é um dos pratos de massa mais famosos vindo "da bota". Ovo, toucinho, massa, queijo... A perfeição de quatro ingredientes.

A história do prato não é certa e achei duas versões. Uma diz que foi criada em 1944 em Roma, durante a Segunda Guerra Mundial, usando ingredientes que os soldados americanos da Quinta Armada, instalados em vilarejos italianos, portavam: ovos em pó e bacon. Já a segunda versão alega que carbonara vem de carbonaio [carvoeiro] e que foi criada pelos carvoeiros, pois ovos e pancetta [toucinho] eram ingredientes fáceis de manter em seus longos meses de trabalho.

O fato é que em Roma, alla carbonara reina quase como uma variação da famosa cacio e pepe (espaguete com queijo e pimenta).


Ingredientes

350 gramas de espaguete - usei fettuccine
100 gramas de toucinho - no original é guanciale, bochecha de porco defumada
02 ovos + 01 gema - usei caipiras, por isso este amarelo intenso
80 gramas de pecorino
pimenta do reino moída na hora
Sal ó se char necessário, pois o queijo e o toucinho já são salgados

Coloque 3,5l de água para ferver e cozinhar a massa.

Corte em pedaços o toucinho e leve para fritar em uma frigideira. Não é necessário óleo. Não frite muito, não deve ficar seco. Retire a frigideira do fogo. Reserve.

Em uma tigela grande - usei uma panela wok -, coloque os ovos, a gema e o queijo, misture delicadamente, desmanchando as bolinhas de queijo. Acrescente pimenta. Reserve.

Cozinhe a massa. Quando faltar alguns instantes para retirá-la da panela, coloque a frigideira novamente no fogo, escorra a massa e coloque na frigideira do toucinho. Misture bem "salteando" a massa, coloque 01 concha de água do cozimento da massa, misture mais um pouco. Coloque a massa toda na tigela com os ovos e misture bem e rapidamente, para que o ovo cozinhe com o calor da massa e não crie grumos. O resultado deve ser um molho de ovos bastante cremoso.

Sirva imediatamente. 


O amor pela Carbonara é tanto, que até um curta foi feito sobre. 

O Hotel Rex em Roma, conhecido por seu restaurante, decide colocar a carbonara por peso - algo que não existe na Itália. O sucesso é certo. Mas o cozinheiro, não aguentando mais cozinhar só isso, se demite...



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

5 comentários:

  1. Carla, que delícia!! Gosto de mais de um macarrão a carbonara, mas como pouco, e muito raramente. O seu parece que ficou no ponto ideal. Cremosinho!!

    bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. Deu água na boca Carla, e olha que são 23 horas...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, sabe que nunca provei apesar de ser bem famoso?!Confesso que tenho uma certa resistência, na verdade ainda não quis experimentar, mas o seu tem uma linda aparência...quem sabe na próxima oportunidade!?
    Bj,

    ResponderExcluir
  4. Carla, esse é um dos meus molhos de massa preferidos! Mas é difícil achar por aí bem feito e também nunca saiu nada muito decente aqui em casa, rs, por isso vou guardar sua receita. Será que acho ovos com gema tão amarelinha? Ficou tão bonito! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Carka, eu adoro carbonara (acrescento um pouco de pepperoncinni no toucinho, toque pessoal...), ate já fiz um post sobre não-carbonara, a variante com creme de leite e ovos que se faz muito. As o seu está com aparencia impecável, e o video é otimo!!
    Abracos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search