setembro 18, 2012

Crema di carote al timo - [Creme de cenoura com tomilho]

Eu sei, andei sumida. Quase duas semana sem postar...

Andei sem muita inspiração para cozinhar nos últimos dias. Na verdade andei com preguiça de pesquisar, de cozinhar, de fotografar, de lavar a louça, de escrever post, de divulgar. Essas duas semanas ocuparam minha cabeça com tantas outras coisas que o blog acabou ficando em 2º...3º plano. O que também não é tão grave a partir do momento que essas outras coisas que sugaram minhas energias são coisas super bacanas que estão acontecendo e que vocês saberão em breve.

O fato é que nesta semana chuvosa - está chovendo desde sábado sem trégua-, provavelmente eu pare mais em casa e consiga me dedicar mais ao blog. Iria (re)começar ontem mas o pão que fiz não me agradou em nada. Preferi não publicar. Hoje, mais um dia cinza, mais um almocinho em casa, decidi fazer uma sopa creme que eu estava namorando há tempos. 


Creme de Cenoura com tomilho
Do livro la Grande Cucina Italiana

Ingredientes

400 gramas de cenoura
01 batata grande
40 gramas de manteiga
01 cebola média picada
Caldo caseiro de legumes
Sal e pimenta a gosto
Tomilho fresco.

Caldo: eu não tinha caldo de legumes congelado, então improvisei um express e colocando 1 livro de água (para 1/2 receita do creme) a ferver com: 1/2 cebola com casca, cascas e as extremidades das cenouras que usaria no creme, ramos de tomilho fresco, cabinhos de salsa fresca (não as folhas), algumas pimentas em grão. Deixei ferver por 10 minutos e depois coei.

Corte as cenouras descascadas em rodelas, assim como a batata. Em uma panela média refogue na manteiga a cebola picada. Coloque as rodelas de cenoura e de batata, cubra com o caldo caseiro. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Bata tudo no liquidificador, acrescentando mais caldo se necessário. Retorne o creme à panela, tempere com sal e pimenta a gosto e aqueça. No momento de servir, jogue tomilho fresco sobre o creme.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

4 comentários:

  1. Menina também ando assim sem muita vontade de cozinhar, mas também o calor por aqui tá de derrubar qualquer um. Sua janela mostra meu sonho de consumo nos últimos 65 dias. Embora o tom é de humor, mas você viu o que aconteceu hoje pela manhã né? Já tô variando...hehe

    Seu creme de cenoura está super delícia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Quem dera essa chuvinha tivesse chegado aqui em Brasília..A secura e o calor estão terríveis.
    Vou esperar o tempo melhorar para fazer essa sopinha deliciosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Carla, que delícia!!!Os dois, tanto a chuvinha quanto o creme. Aqui em brasília esta uma seca louca, de pirar a cabeça de qualquer um, mas confesso pra você que não abro mão de uma comidinha gostosa que eu tanto amo (cremes, caldos e sopas)por conta desse calorão todo não. Farei em breve, você vai ver.

    Um bjuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu estava só vendo até onde ia esse sumiço. :) Adorei a receita. Como sempre. Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search