agosto 22, 2012

Torta Barozzi

Esse bolo eu conheci quando estava na Itália. Ele é original de uma cidadezinha chamada Vignola, pertencente à Província de Modena. A receita é guardada a sete chaves e o doce é vendido somente na Confeitaria Gollini.

No dia em que meus amigos foram até Vignola para conhecer a famosa confeitaria eu não pude ir, pois já tinha um compromisso. No dia seguinte, uma das minhas colegas de aula - uma senhora holandesa muito séria e concentrada, trouxe um pedaço, pois sabia que eu queria muito provar a original. (óinnnnn)

É um bolo bastante forte e calórico. E mesmo que você, amiga, esteja naquela TPM braba não vai conseguir afogar as mágoas em mais de duas pequenas fatias. Mesmo.



Como em todas as lendas as receitas de Barozzi que encontrei são diversas e contraditórias. Optei por aquela que me pareceu mais coerente quanto à quantidade de chocolate e café.


Torta (tipo) Barozzi

(Adaptada daqui)

Ingredientes

200 gramas de açúcar
120 gramas de manteiga - temperatura ambiente, mais para "pomada"
350 gramas de chocolate meio amargo
03 ovos em temperatura ambiente
40 gramas de farinha de amêndoas
50 gramas de cacau
10 gramas de café solúvel extra-forte


Derreta o chocolate em banho maria. Reserve. Pré aqueça o forno a 180ºC.

Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme amarelo bem clarinho. Acrescente o chocolate derretido e misture (na mão. Nada de batedeira!). Acrescente os ovos e misture bem. Adicione o restante dos ingredientes e mexa para que fique uma massa bem homogênea. 

Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de aro removível, coloque a massa e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e com ele ainda morno, retire COM MUITA ATENÇÃO o aro. Quando estiver bem frio, polvilhe açúcar de confeiteiro.

O bolo deve ficar com a superfície durinha, mas o interior deve ser macio, bastante úmido.





10 comentários:

  1. que tentação de chocolate, mas acredito que seja uma bomba calórica e de sabor! Já guardei a receita, esta não me escapa assim que o calor se for embora :)

    ResponderExcluir
  2. Pronto, agora vou ficar obcecada com essa torta até fazer...rsrsrs
    Ai, tentação Carlinha!!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Carla, que arraso essa receita!!!!!
    Vou testar com certeza :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  5. afe maria, senti o gosto só de olhar, acredita? adoro essas tortas bem fortes, se bobear acho que consigo comer mais de 2 fatias sim... vc ainda não conhece a lombriga que me habita, kkkk. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Queridos, façam que vale a pena...

    Beijos a todos e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  7. É impressão minha ou parece um brownie? Tenho uma receita de brownie com farinha de amêndoas que é bem parecida, só aumenta um pouquinho a qauntidade da farinha(100g).

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Carla, nunca me atraí por fotos de doces, mas você tem conseguido mudar meu paladar, sabia? É no teu blog que sinto aquelas vontades de doçuras vindas lá do fundo da gente... Esta receita me parece super apetitosa!
    Vou guardar a receita para fazer em um dia especial, que já está chegando. Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.