junho 20, 2012

Erbazzone [Torta de Espinafre]

Essa é uma daquelas receitas que eu sempre soube que faria. Estava há muito tempo na minha lista infinita de  pratos a fazer e quando vi belos espinafres no mercado não tive dúvidas.

Erbazzone (ou ainda Scarpazzone)  é uma torta de verduras típica da região da Emília-Romanha (óinnnn! que saudade!). Tem algumas variações, pois pode ser feita com folhas de acelga, de espinafre ou a mais tradicional, com folhas de beterraba. Daí o seu nome "erbazzone" que vem de "erbette", beterraba em dialeto emiliano-romanholo.




Todas as receitas que tenho de erbazzone são muito semelhantes e acabei optanto em fazer a do livro Larousse da Cozinha Italiana.

A massa dessa receita é uma delícia de ser trabalhada. Muito macia e lisa. Já pensei em usar em outras tortas salgadas. Já o espinafre... se você acha que tem a quantidade exata para a receita, coloque mais 50%, pois depois que sai do vapor e vai para a panela, todo aquele monte verde de espinafre, se resume em uma bolinha. Chega a dar uma tristeza...

Erbazzone

A torta erbazzone é uma receita típica da região da Emília. Existem diversas variações. A receita abaixo é espetacular e me foi dada pela miha tia-avó Vige
Laura Zavan

Ingredientes

Para a massa

200 gramas de farinha
01 colher (sopa) de banha
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
100 ml de água morna
Sal

Recheio

1,6kg de folhas de espinafre
02 xícaras de salsinha picada
04 dentes de alho
01 xícara de cebolinha verde picada
80 gramas de toucinho cortados em cubinhos
80 gramas de queijo parmesão ralado 
50 gramas de manteiga
Sal e pimenta moída na hora a gosto
Azeite para pincelar


Faça a massa: em uma tigela coloque a farinha, o azeite e a banha. Misture com as mãos e vá acrescentando aos poucos a água morna. Acrescente o sal e vá amassando até obter uma bola de massa. Polvilhe farinha em uma superfície de trabalho, coloque a massa e trabalhe ela por 5 min. Coloque na tigela, cubra com filme PVC e deixe descansar por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: cozinhe no vapor por aproximandamente 20 minutos as folhas de espinafre (eu usei a espagueteira que é grande). Escorra, apertando bem para tirar o excesso de água resultante do vapor. Reserve. Em uma frigideira frite o toucinho, acrescente o alho e a manteiga. Coloque a salsa e a cebolinha picadas e incorpore o espinafre. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até secar toda a água. Reserve.

Divida a massa em duas parte. Abra a primeira e cubra uma assadeira untada, deixando dois dedos de massa para fora, para fazer o acabamento.

Misture o queijo parmesão ralado ao espinafre e recheie a massa apertando bem para que fique bem compacto. Abra a outra massa e cubra a assadeira, fazendo dobras em toda a borda. Com um garfo faça pequenos furos.

Asse em forno pré aquecido a 200ºC por 20 minutos, retire do forno, pincele azeite de oliva sobre a massa e leve ao forno novamente por mais 20 minutos, ou até dourar.





Curta da página do Cucina Artusiana aqui e saiba mais sobre a gastronomia italiana.



3 comentários:

  1. Ai, que delícia, Carlinha...e eu aqui pensando o que sairia daquela foto do Instagram!!! Agora eu já sei!!! Delícia!!!E quanto ao espinafre...dá tristeza mesmo ahahahahah...não sobra NADA!!! Um beijo...e um queijo, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Aqui adoramos espinafre, e olha que torta mais prática e fazer. O jantar de sexta já está garantido. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ficou com uma apresentação muito bonita e apetitosa, por aqui não se encontra espinafre facilmente...uma pena!
    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.