junho 06, 2012

Uova in camincia rossa [Ovos assados em molho de tomate]

A tradução literal do nome dessa receita é "ovos em camisa vermelha". Simpático, não?! A ideia foi retirada do livro Dieta Italiana, de Gino D'Acampo, um livro interessante, que pensa a gastronomia italiana de uma forma menos "engordativa".

O que eu gostei dessa receita? Tudo. Principalmente porque com esse molho vermelho é possível fazer a scarpetta. Lembram dela?! Então, a minha dica para servir esse prato é que junto sejam servidas boas fatias de pão.

A receita original pede que a forma ou o prato que irá ao forno seja forrado com presunto cru. Como não tinha em casa, a minha solução  para dar um gostinho "mais peso na consciência" foi usar um pouco de bacon. Mas usei pouco mesmo. Dois, três pedaços finos no molho.

Uova in camincia rossa - Ovos assados em molho de tomate

Ingredientes - Para dois

200 gramas de tomates picados
01 cebola média picada
02 dentes de alho picados
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 xícara de salsinha picada
folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta a gosto.
01 colher sopa de azeite de oliva para refogar.
02 ovos

Em uma panela, coloque o azeite e o bacon. Deixe fritar por alguns minutos em fogo baixo.  Acrescente, para refogar a cebola, depois o alho (sem deixar queima, atenção!). Acrescente os tomates e o pimentão picados. Feche a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Se necessário acrescente um pouco de água.

Pré aqueça o forno a 200ºC.

O molho deverá estar reduzido, grosso. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e coloque a salsinha e as folhas de manjericão.

Distribua o molho em duas forminhas ou pratos que possam ir ao forno, quebre um ovo sobre o molho e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que os ovos estejam firmes.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

11 comentários:

  1. Carla,

    eu comia num restaurante natureba em Recife onde a cozinheira acrescentava um pouco mais de água ao molho e chamava de "ovo escabeche". Eu adorava!! Este ai de cima não experimentei ainda, mas tem uma cara boa danada e deve ser ótimo! Vou experimentar.
    Beijão.
    Iara Maurente

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse no face, esse prato é velho conhecido da minha família.. chamamos de Ovo no Purgatório e eu adoro esse nome!rs
    Linda apresentação, Carla! bjo!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu ainda não comi, mas ainda, pois com toda certeza vou fazer, amei a receita e estou aqui imaginando o sabor acompanhado de um pão italiano, hum...

    ResponderExcluir
  4. Adoro ovo com molho, mas no forno nunca preparei.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ovo, molho e tomate e pão não tem erro! Foi para lista! bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha! Há quanto tempo não passo por aqui! Ando suuuuuuuuuuuuper enrolada e sem poder visitar os blogs queridos. Tirei uns minutinhos para isso e o seu foi o primeiro que vim conferir!

    E não é que dou de cara com essa delícia?
    Adoro suas receitas! Tão deliciosas, simples, suculentas... italianas! NHAM!

    Amei, quero fazer hoje. Com ovo caipira. Ai que delícia!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Carla, eu NUNCA pensei em fazer um ovo assim. O que é uma grande perda de tempo, já que estou acostumado a fazer moqueca de ovo, e é algo delicioso. Obrigado por essa luz! Hehehehehe.

    ResponderExcluir
  8. Carla nunca comi ovo com molho, mais já tomei nota... boa sugestão para o jantar, sempre não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  9. Sempre fiz a scarpetta aqui em casa, ovos cozidos no molho de tomate, com um bom queijo ralado grosso, a scarpetta é como voce comer o molho com pão e vai limpando o prato.Aprendí com minha madrinha italiana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search