maio 15, 2012

Torta di mele alla parmigiana [Bolo de maçã à parmegiana]

Como vocês podem perceber, voltei! Voltei da minha viagem gastronômica pela Itália, com direito a escapadinha à Espanha, e agora começo a organizar "as ideias".

O retorno é sempre meio lento. A gente fica feliz por estar de volta à casa, mas também fica um tanto melancólico porque acabou, afinal de contas foram 3 meses percorrendo a Itália de norte a sul atrás de sabores, cores, aromas, pessoas, paisagens, ingredientes, utensílios, livros e histórias para contar.

Nas minhas malas (sendo que uma ainda não chegou. Longa e revoltante história) tenho muitas coisas das quais queria encontrar, mas o legal mesmo foi ter encontrado pessoas muito, mas muito abertas. Conheci personagens magníficos, pessoas simples, velhinhos querendo conversar, pessoas muito dispostas a ajudar.  Nesse tempo todo em que viajei sozinha, indo de trem para lá e para cá, sempre me senti muito a vontade. Não senti medo (apenas no episódio de Lonigo onde desci do trem e encontrei "nada" e tive que pegar carona com uns ciganos), e sempre que precisava de algo encontrei apoio, uma ajuda.

Agora é hora de colocar em prática o que aprendi por lá e mais ainda, é hora de estudar! Trouxe vários livros sobre aquilo que sempre tentei trazer para cá: a gastronomia italiana, aquela não esteriotipada da pizza e da macarronada. Aos poucos vou selecionando receitas e histórias para trazer para vocês. Espero que gostem.

Para o retorno das receitas aqui no blog, busquei algo bem comfort food, que para mim tem sua expressão máxima nos bolos com cara de "mamãe que fez". Um bolinho de maçã muito simples e que veio de um livro chamado "A cozinha popular de Parma" (La cucina popolare parmigiana), de Guglielmo Capacchi.

Olhem a simpatia dessa capa!
Fonte da imagem
Torta di mele alla parmigiana

Ingredientes

400 gr. de maçã 
300 gramas de farinha
200 gramas de açúcar
02 ovos inteiros (em temperatura ambiente)
75 gr. de manteiga derretida
02 colheres (chá) de fermento químico
Raspas da casca de 01 limão
Gotas de essência de baunilha

Descasque as maçãs, corte ao meio e as fatie. Coloque em um recipiente com água e suco de limão. Isso evita que oxidem enquanto você prepara a massa.

Em uma tigela bata os ovos e o açúcar. Acrescente a manteiga, a farinha, a baunilha e as raspas de limão. Se a massa ficar densa demais, acrescente um pouco de leite. Misture bem e adicione o fermento.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque metade da massa na forma e cubra com as fatias de maçãs (que devem ser bem escorridas da água com limão). Deixe algumas para decorar e coloque o restante da massa. Decore com as fatias de maçãs restantes e leve ao forno por aproximandamente 45ºC. 

Deixe esfriar um pouco, retire da forma e coloque sobre uma grade. Na hora de servir polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Dois textos que retratam bem o clima da minha viagem:


E AQUI na página do Cucina Artusiana no Facebook as fotografias da viagem.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

5 comentários:

  1. Bolo maravilhoso, imagino o aroma.
    Estou ansiosa por tudo de maravilhoso que trouxe e tem para nos contar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Carla...bom ter vc de volta!!
    Livros despretensiosos como este sempre nos reservam grandes surpresas né?!
    O bolo com cara de "mãe que fez" está perfeito.
    Bom retorno!
    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Adorei este bolo e amei o livro, essa senhora parece ser a simpatia em pessoa :)
    Levo a receita comigo, para experimentar na minha cozinha!

    ResponderExcluir
  4. Lamento informar, mas o bolo foi devorado em alguns minutos pelos meus colegas de trabalho. Acho que gostaram!

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer Carlinha, e vai ser hoje mesmo.Parece deliciosa!

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search