fevereiro 06, 2012

Toulouse e crêpes Suzettes de Helenè

Cá estou no Velho Mundo. Primeira parada: Toulouse, sul da França.

Vou conter a empolgação e não vou narrar tudo que aconteceu nos 03 dias que fiquei na França, pois como devem imaginar, estou deslumbrada com tudo que vi.

O resumo simplista seria mais ou menos assim: eu e Fabiano (meu companheiro de viagem até o Carnaval) ficamos na casa de amigos brasileiros que moram em Toulouse. Andamos de bicicleta... com neve caindo. Conhecemos a cidade quase que de cabo a rabo. Comemos crêpe no dia 02 de fevereiro, data nacional do crêpe. Fomos a uma casa de chá ultra esfumaçada para fugir do frio. Visitamos duas cidades medievais no dia seguinte. Comemos frango caipira preparado por Pierre e crêpes da Helenè na primeira noite. Comemos raclette na segunda. Pães maravilhosos e croissant nos cafés da manhã. Andamos de bicicleta com -5ºC na noite de Toulouse para beber cervejas artesanais. Fabiano recebeu uma festinha de aniversário. Apanhei da língua francesa.  As mulheres francesas são elegantérrimas. E o francês é tão lindo que até fiz um versinho plagiando Vinicius de Moraes:

Os italianos que me desculpem,
Mas o francês é fundamental.

E isso não vale apenas para a língua... Ops.. escapou!

Vamos à receita:

Recette des crepes “suzettes”

Helenè, uma francesa que se prepara para sua primeira viagem ao Brasil, fez a sobremesa da nossa primeira noite em Toulouse. A massa você pode fazer aquela sua de sempre e, provavelmente essa receita é semelhante a que você faz, mas o que mais me chamou atenção foi como eles (e eu, claro!) comeram essa crêpe: com limão e açúcar.

Ingredientes

600 ml de leite
300 gramas de farinha de trigo
1\2 xícara de água
03 ovos
02 colheres (sopa) de cerveja ou de água de flor de laranjeira
Manteiga ou óleo de sabor neutro para a frigideira

Misture todos os líquidos. Reserve. Bata os ovos. Reserve.  Em uma tigela, coloque a farinha, acrescente os ovos e vá derramando, em fio, os líquidos misturados, mexendo sempre para incorporar a farinha. Se desejar, faça no liquidificador. O importante é não deixar grumos na massa, que deve resultar quase líquida e bastante lisa.
Com uma concha, coloque um pouco de massa na frigideira previamente untada. Deixe dourar de um lado e depois, com cuidado, vire o outro lado e deixe dourar também. Repita a operação até terminar a massa.

Nessa noite comemos com Nutella ou polvilhando açúcar demerara e espremendo ½ limão para cada crêpe, mas se você já ficou imaginando, assim como eu, que a falta algo na combinação limão+açúcar, vamos ao que eu chamo de divertimento:

Crêpe caipirinha:

Polvilhe a crêpe com açúcar, esprema ½ limão e feche a crêpe. Coloque novamente na frigideira e derrame um pouquinho de uma boa cachaça sobre ela. Volte ao fogo para flambar.

Feito! 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

6 comentários:

  1. Adorooooooo crepe!!! ainda mais o suzette! vou fazer!
    Aproveita muito ai! =)
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Hulalá, isso mesmo minha linda não deixe passar nada em branco...viva tudo isso!!!!
    É bem facinho mesmo e bom demais!
    Uma caixinha de bjinhos. RE

    ResponderExcluir
  3. hmmm Toulouse é uma belissima cidade, estive lá para aí há uns 8 anos. Uma semana muito bem passada e o sítio onde comi a melhor lasanha vegetariana (num restaurante italiano todo decorado com bonecos de madeira, lindo, lindo... a lasanha levava queijo de cabra e isso fez toda a diferença!)

    ResponderExcluir
  4. Que viagem maravilhosa!!
    Adoooro crêpe e sempre comi com limão expremido, vai ver tenho algum DNA francês e não estou sabendo rsss
    Fiquei com tanta vontade agora de acordar amanha e fazer crepe hummmm
    A sugestão Caipirinhas vai ficar para um dia que eu fizer à tarde rsss
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Ahhh a França...ahhhh, falar francês...é tudo tão lindo, né?

    Carlinha, tô muito feliz por você! Espero que a viagem seja repleta de conhecimento, cultura, bons amigos, boa comida e claro, muita diversão também!

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  6. Ai mas que delícia de viagem! Só penso no frio que deve estar fazendo por aí! Adoro crepe suzette, deve ser delicioso só com o limão e o açúcar!

    Beijoca e aproveite a viagem!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search