janeiro 16, 2012

Uma pausa para leituras

Um das coisas que mais observo, como pesquisadora da gastronomia italiana e como consumidora de livros, é o quão limitadas são as edições que tratam do temas culinários da Itália. Pelo menos o que chega a ser traduzido para o português lusitano ou brasileiro. É uma chuva de pizzas, pestos, focaccias,  tiramissù, panetone, massa assim, massa assado. Tudo na mesma vala comum, nivelando uma gastronomia riquíssima e que vai muito além daquilo que já nos é familiar.

Quando comecei a me interessar pelo assunto, ficava horas nas livraria procurando bibliografia, ficava horas em sites de livros usados procurando raridades. Achar coisas interessantes e menos "plásticas" no mundo editorial não é uma tarefa fácil. E, muitas vezes selecionava alguns livros, ia conferir o índice de receitas e lá estavam elas, as mesmas receitas batidas e surradas. Deixei de comprar livros lindíssimos, mas superficiais. 

E agora que decidi trazer para o blog o meu TCC, que explora justamente aquilo que pouco vemos quando pensamos em culinária italiana, a pesquisa das receitas tomou um lugar de destaque nessa pesquisa. O que antes era apenas a procura de equivalentes linguísticos, a partir de agora é a busca por receitas regionais, para que possamos ampliar nosso conhecimento dessa cultura gastronômica tão difundida mundialmente. 

Selecionei aqui dois livros de receitas italianas, em português, que vão muito além da polenta com molho bolonhesa e que tenho usado bastante na série de post Itália Gastronômica

1. Culinária Itália - Especialidades Italianas
Edição de Cláudia Piras. Fotografias de Ruprecht Stempell. Edição Portuguesa: Tandem Verlang GmbH.

Para mim o melhor (depois do Artusi, óbvio!). 
Esse livro apresenta cada uma das 20 regiões italianas não só pela gastronomia, mas também pelas suas literaturas, culturas, crenças, geografia. Fala de vinhos, fala de comida, mas também fala de religião, de datas comemorativas, de costumes. Denomina os principais pratos, as uvas emblemáticas, as sobremesas diversas, os queijos múltiplos. Só peca em um detalhe: exceto pela receita de panetone, não apresenta mais nenhuma receita de pão. De qualquer maneira, se você quer conhecer mais a culinária italiana, procure esse livro. Vale a pena.



2. Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica
Marcella Hazan - Editora Martins Fontes

Se você gosta de livros que tenham muitas imagens, esqueça. O livro da Marcella Hazan é para pessoas que gostam, antes de tudo, de ler. É um livro bastante técnico, onde ela apresenta muitos conceitos e longos modos de preparo. Lembra um pouco o Artusi, principalmente pela estrutura: glossário, conceitos, receitas por categorias, e depois sugestões de cardápios para diversas ocasiões. Aliás, adicionando  altas doses de seriedade, eu diria que a Hazan é o Artusi de saias. Ela tem uma veia muito artusiana no seu conhecimento gastronômico. Eu indico. 



Essa semana estarei viajando e trabalhando. Não necessariamente nessa ordem, mas ficarei off por alguns dias. Quando voltar, retomamos nossa viagem pela Itália. Próximas paradas? Marcas, Úmbria, Lázio, Abruzzo...

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

3 comentários:

  1. Que legal, Carla, postei sobre livros hoje também. Muito bom uma especialista como você falar sobre esses livros mais desconhecidos, às vezes na livraria fica difícil saber o que vale a pena. Beijos!!! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os livros da série Culinária da Konemann - tenho alguns mas o da Itália ainda não comprei! Chegarei lá!
      bjs

      Excluir
  2. Olá Carla!

    Fazia um tempo que não visitava o Cucina! Na verdade, faz tempo que ando meio desligada da internet, tanto que o meu blog também anda um pouco desatualizado. Resolvi dar uma olhada por aqui para conferir as novidades e adorei este último post! Sou apaixonada pela culinária italiana, acho que é muito rica e bonita, pois os italianos gostam de comida e realmente levam a coisa muito a sério! Curti as tuas dicas de livros, vou ver se consigo angariar algum desses para aprender um pouquinho mais :)
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search