novembro 06, 2011

Sálvia em flor

O vasinho de sálvia amanheceu com novidades para mim:


A Alessandra do blog "Pilotando um Fogão" escreveu um post super bacana sobre como ter uma horta em casa e apresentou algumas de amigos e blogueiros. A minha, exibida como só ela, está lá também: http://pilotandoumfogao.wordpress.com/2011/11/04/como-montar-uma-horta-em-casa/ . Acesse e se inspire.

10 comentários:

  1. Oi, Carla, eu uso um tempero que colho no sítio da minha mãe, mas não sei o seu nome. Lá em casa chamam de "osmarin" é bem parecido com o alecrim só que é peludinho e com a cor igual da sálvia. Tu sabes que tempero é esse? abraço, Maurício

    ResponderExcluir
  2. Milla, confesso que foi uma surpresa para mim as floração da sálvia. Achei lindinhas as flores.

    Maurício, eu não conheço essa erva (tipo alecrim com cor e textura de sálvia), mas achei bem curioso o nome "osmarim", já que "rosmarino" é alecrim em italiano. Dei um pesquisada agora e achei o "rosmarino selvatico" - alecrim selvagem com flores. Achei as flores desse alecrim muito parecidas com as da sálvia, e agora já não sei mais de nada...rssss.

    Um beijo para vocês dois!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Linda flor sua sálvia brotou :)
    Já conferi o post da Alessandra. Achei ótimo ;)
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  4. Carla, que linda! Nem sabia que sálvia dava uma flor assim tão vistosa. Ultimamente ando descobrindo flores por aí, rs (vi a flor da alcachofra outro dia num blog). Meu manjericão me fez uma dessas surpresas há algum tempo, tem postagem no meu blog sobre, é uma gracinha também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!
    Passei por aqui pra ver teus pães e as dicas que são ótimas. Eu não sou muito de comer pão, mas adoro fazer. Estou cada vez mais interessada em massas, pães, pizzas,mas acabo fazendo sempre os mais básicos. Os teus são de encher os olhos e eu sempre acabo viajando e imaginando eles quentinhos saindo do forno. Nem preciso de manteiga dá vontade de comer assim mesmo, e com as mãos. Delícia!
    Obrigada pela participação no post das hortinhas. Fiquei muito feliz mesmo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Fui lá no Pilotando um fogão e adorei o post, não levo muito jeito com plantas, mas gosto de tê-las,,,são revigorantes!!
    Obrigada por partilhar conosco!!

    ResponderExcluir
  7. Na mina casa eu tenho ambos, alecrim e Osmarim ( rosmaninho), são diferentes: "Como qualquer outro nome vernáculo, o nome alecrim é por vezes usado para referir outras espécies, nomeadamente o rosmaninho, que possui exactamente o étimo rosmarinus.[1] No entanto estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois géneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor."

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida alecrim e osmarin são plantas diferentes; o osmarin (rosmarino) é mais suave em perfume e sabor e é o melhor tempero para molho de massa, carnes de caça, etc.; uma lasanha, de frango ou carne, temperada com osmarin tem sabor inigualável. Acho o alecrim muito forte para ser usado como tempero.

    ResponderExcluir
  9. Conheço bem o Osmarin, em Chapecó tem muita nas casas, sabor doce, leve, combina com carnes e molhos.
    Em Sp ninguém conhece!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.