setembro 02, 2011

A aceitação de um livro e torta di nocciole [Bolo de avelãs]

Meses atrás comprei o livro Larousse da Cozinha Italiana e fiquei meio decepcionada. Não sei o que eu esperava, mas sei que quando comecei a folhear achei sem graça, com um toque muito pessoal da autora, receitas para lá de manjada e blá-blá-blá. Talvez eu estivesse apenas num daqueles dias que tudo são trevas... não me recordo. Só sei que o coloquei na estante e lá ficou por um bom tempo.

Um dia levei ele para a aula e a minha professora de gastronomia começou a me mostrar que na verdade ele era bem bom, sim. Voltei para casa olhando para ele meio de canto de olho e ele retornou para a estante, mas para a prateleira mais baixa (a que meus 1,60m permitem eu alcançar!).

Semana passada queria fazer uma focaccia e peguei a receita dele. Nunca tinha feito uma focaccia tão linda! A massa cresceu lindamente. Ela ficou fofa, gostosa.

Hoje decidi arriscar este bolinho e deu super certo, e o livro vai sair da estante e vai ficar na minha mesa. Vou olhar ele com mais atenção a partir de agora.


Bolo de avelãs
(Do livro Larrousse da Cozinha Italiana, Laura Zavan)

Ingredientes

200 gramas de farinha
150 gramas de açúcar
120 gramas de manteiga amolecida
150 gramas de ricota amassada
250 gramas de avelãs
03 ovos
raspas da casca de 1/2 laranja
12 gramas de fermento em pó
leite - se achar necessário


Pré-aqueça o forno a 180°C

Misture a farinha e o fermento. Reserve. Doure as avelãs no forno por 5 minutos. Espere esfriar e esfregue entre as mão para soltar a pele. Pique 180 gramas em fatias finas e reserve o restante. Bata o açúcar com os ovos, acrescente a manteiga, a ricota e as raspas de laranja. Misture bem e acrescente a farinha. Se achar que a massa ficou muito pesada, use um pouco de leite. Eu só, usei 01 colher sopa. Misture bem para incorporar todos os ingredientes. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha (ou com papel manteiga), coloque os restante das avelãs sobre o bolo, as colocando um pouco para dentro da massa. Asse por 40 minutos aproximandamente.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

  1. Olá Carla, adorei seu blog, quanta delícia tem aqui, depois vou voltar com calma para conferir tudo, esse bolo deu água na boca!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Carla, isto não é um bolinho, é um big bolo! Receita interessante e aparencia linda. Acho que é bem normal este tipo de relacionamento que temos com os livros e não somento com os de culinária. As vezes é preciso dar um tempo, como cetos vinhos. bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo bolos carregados de frutas secas. A visão desse bolo me deixou entorpecida...rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search