setembro 01, 2011

Strudel - Artusi 559

Eu havia prometido passar a receita do strudel para uma amiga meses atrás. Fiz, ficou uma delícia, mas as fotos ficaram uma porcaria e optei em não postar.

Hoje acordei decidida: farei novamente strudel. Peguei meu Artusi e fui para cozinha já vitoriosa, pois esta receita é bem fácil, nada complicada e fica muito saborosa.
Strudel - Artusi 559

Ingredientes

Massa

250 gramas de farinha
01 ovo
20 gramas de manteiga em temperatura ambiente
01 pitada de sal
100 ml de leite morno - talvez não utilize tudo

Recheio

500 gramas de maçã
85 gramas de açúcar
85 gramas de uva passas
100 gramas de manteiga - usei apenas 50!
Raspas da casca de 01 limão
Canela em pó a gosto

Massa: em uma tigela coloque a farinha, o sal, a manteiga e o ovo. Vá misturando os ingredientes com um garfo e acrescentando o leite aos pouco. Coloque a massa na superfície de trabalho e amasse até os ingredientes estarem bem incorporados. Ela resulta em uma massa bem consistente. Devolva a massa para a tigela, cubra com um plástico. Reserve.

Enquanto isso... prepare o recheio: descasque as maçãs e corte em fatias bem finas. Coloque-as em uma tigela com água e suco de limão, assim elas não oxidam. Derreta a manteiga.

Montagem

Com um rolo, abra a massa com 2mm de espessura. Mais ou menos assim ó:

Corte os excessos de massa, formando um "quase" retângulo. Disponha as fatias de maçãs sobre a massa (lembre-se de escorrer a água com limão um pouco antes de usá-las), cuidando para deixar margens na massa para falicitar o fechamento depois. Sobre as maçãs polvilhe o açúcar e distribua as uvas passas e as raspas de limão.

Com muita cautela e sem dor na consciência, derrame a manteiga derretida sobre as maçãs, cuidando para não deixar "escorrer" para fora da margem, caso contrário, ficará mais difícil de fechar o strudel. Reserve um pouquinho da manteiga para pincelar na hora de ir ao forno. Polvilhe tudo com bastante canela em pó. Pré aqueça o forno a 200ºC

Enrole a massa tal qual um rocambole (talvez você tenha a sua própria maneira de fazer isso - com pano, sem pano), coloque em uma forma untada, pincele o restante da manteiga derretida e leve ao forno. Asse por aproximadamente 40 minutos.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

8 comentários:

  1. Adoro Strudel! Tenho 2 receitas diferentes, e agora uma terceira!hehehe

    Tá super apetitoso, Carla!

    bjones

    ResponderExcluir
  2. Oiê..."minina" o que é isso? Amo...amo strudel! Ficou lindo, e as fotos, conforme vamos descendo para ver vai dando água na boca! Show! Eu também tenho uma receita de strudel de "preguiçosa" lá no blog. Chama-se Mini strudel de maçã. É fácil e fica bem bom também! Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Richie, eu fiz na aula de gastronomia um com massa filo, que confesso que não gostei muito não. Essa massa da receita é bem saborosa e fica crocante.

    Aninha, minha flor, eu gosto muito de doces de maçãs. A combinação com canela é um daqueles encontros ótimos, né?!

    Beijos ao dois.

    ResponderExcluir
  4. DCDC

    Tu
    mela
    zuccherina
    ed zuccherificio
    di
    me

    ResponderExcluir
  5. Oi frô!!
    Que delícia, hem!! Esse eu comeria sem dor ou melhor, sem nenhum pingo de consciência!! ;oP

    Xêros
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Carla, posso perguntar quem foi o Artusi e a relação dele com o blog? Não que isso não esteja claro, é que fiquei curiosa pela história com mais detalhes, rs. (Sou jornalista e tenho pós em História, gosto de uma historinha duplamente!).
    E strudel é "golpe baixo", sua versão parece ter ficado uma delícia. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Carla, cheguei aqui por causa do Bergamo, e encontrei um blog delicioso! Amanha vou arriscar esta receita, a massa me pareceu mais façil do que outra u tentei (e quenao deu muito certo, confesso). Abraços W

    ResponderExcluir
  8. Facil, sem cedilha. Eu mato este corretor de textos do IPad ...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search