agosto 28, 2011

Garoupa em crosta aromática e um susto que já passou

Então era sábado, e eu disse que faria um almoço tri bacana. Comecei a preparar os ingredientes, toda empolgada e feliz, achando que teria uma experiência legal usando ingredientes que uso pouco, como peixe, e aplicando um pouco do que tenho aprendido no curso.

Entre um preparo e outro, peguei minha câmera para fazer algumas fotos e...nada. Ela ligou e só me dava um recado de "desligue e ligue novamente". Pronto, senti na hora o que estava acontecendo: minha máquina havia estragado! Senti a cena congelando e a minha cara de pavor.

Desliguei, liguei, tirei as pilhas, coloquei as pilhas, com cartão de memória, sem cartão...e durante as tentativas de resgate perdi todo o tesão pelo almoço, perdi a fome, quase chorei e só ficava pensando em como ficaria o blog durante todo tempo que levaria para o conserto.

Preparei o peixe toda desenxabida e acabei tirando algumas fotos do celular mesmo. Até que não ficaram tão ruins...mas...mas... eu queria a minha máquina (buáááááááá).

Porém, nem tudo estava perdido. O peixe ficou tão bom, mas tão bom que mesmo eu estando sem gracinha, decidi postar.


Garoupa em crosta aromática

Ingredientes

02 filés de garoupa - 250 gramas cada um
Suco de 01 limão - Usei limão siciliano
1/2 xícara de amêndoas picadas
1/3 xícara de farinha de rosca
1 xícara de ervas frescas picadas: manjericão, alecrim, tomilho, salsa, orégano, salvia.
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta a gosto

Tempere os filés com o suco de limão, sal e pimenta. Reserve por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220°C
Misture as amêndoas, as ervas frescas e a farinha de rosca. Acrescente o azeite, tempere com sal e pimenta. Coloque um pouco da mistura sobre um lado de cada filé (o que ficará para cima), pressione para grudar bem direitinho e coloque em uma forma untada com azeite. Derrame o vinho branco na forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel e deixe mais 15 minutos no forno para dourar as crostas.



Depois de muito sofrer (sintam o drama!), encontrei um amigo e contei o que tinha acontecido e ele me disse, com muita convicção, que poderia ser apenas umidade na câmera. Sugeriu tirar as pilhas, o cartão de memória e usar o secador de cabelos, "bem na manha", nos contatos. Fizemos e deu certo! Minha câmera foi vítima da umidade que tomou conta do Rio Grande do Sul neste inverno, mas agora já está bem sequinha e pronta para fazer sua parte na minha cozinha.

6 comentários:

  1. Ai, que bom que deu tudo certo, Carlinha! coisa triste quando nos falta a câmera, né? Na minha última postagem ela "apagou"...faltou bateria, e tive que is de celular mesmo...ah, fazer o quê? Virão outras fotos bonitas! Por falar em bonitas, este teu peixe ficou é lindo! Com amêndoas e estes temperos...deve ter ficado mesmo é muuuuito bom! Tu fazendo curso de Gastronomia, fico imaginando as receitas que ainda estão por vir!!! Um beijo e um queijo, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Tenho me alimentado quase que só de peixes e você me inspirou com esta crosta super saborosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!
    O peixe ficou lindo! E a foto também, mesmo de celular!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, sou a Paty do grupo “Blogs de Gastronomia” no Face.
    No inicio do post me lembrei quando euzinha quebrei uma Sony Cyber-Shot em 2007... fiquei arrasada. Que bom que a sua foi apenas umidade!
    Nao vou dar os creditos para o seu celular mas achei as fotos lindas e super convidativas.
    Garoupa eh uma delicia e com amendoas, todas essas ervas, vinho e limao siciliano hummmm ja vi que vou ser feliz vindo no seu blog rsss
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu imagino seu desespero, eu entraria em parafuso! Rs...
    Adorei a receita, parece muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. essa receita vai dar o que falar hehehe

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.