agosto 15, 2011

Brioche (Paysanne)

Eu sei, comecei a semana com mais uma receita de pão. Mas o que eu vou fazer se bateu a vontade de começar a semana no luxo, comendo brioches?



Essa receita, pelo que entendi em uma pesquisa muito rápida, é o brioche paysanne que, diferente do brioche parisiense, recebe leite ou creme de leite na composição.

Brioche Paysanne

Ingredientes

500 gramas de farinha de trigo
05 gramas de sal
75 gramas de açúcar
200 gramas de ovos
25 gramas de fermento biológico fresco
30 ml de leite morno
150 gramas de manteiga sem sal - temperatura ambiente

Da farinha, separe uma xícara para o momento da sova. Peneire o restante da farinha com o sal e o açúcar e coloque em uma tigela. Faça um buraco no centro da farinha, esmigalhe o fermento neste buraco e coloque o leite morno. Misture até o fermento dissolver. Acrescente os ovos e misture bem até resultar uma massa lisa. Coloque em uma superfície e sove por 20 minutos.

Depois de 20 minutos de sova, polvilhe farinha na superfície e incorpore a manteiga na massa. Aqui é aquele momento que parece que não vai dar certo, mas vai dar sim. Fique calmo. Polvilhe as mãos farinha e vá sovando. A medida que a farinha reservada é utilizada, a manteiga é absorvida e a massa resulta consistente e lisa.

Sove por mais 10 minutos, dê a forma desejada e deixe levedar por duas horas em local quente e seco.
Asse em pré-aquecido a 200C por aproximadamente 50 minutos.


2 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.