agosto 08, 2011

Biscoitos [rústicos] de gergelim e amêndoas

Qual a sua motivação para escolher uma receita? A vontade? A gula? Os ingredientes?

Hoje eu queria fazer arte na cozinha, mas não sabia o que aprontar. Folhei o Artusi e nada me motivou. Peguei um dos meus mais novos livros sobre culinária italiana e nada. Olhei para o Jamie Oliver já sem querer dar muita trela para ele. Li, reli, folhei, defenestrei e decidi buscar nas minhas revistas algo que me inspirasse neste dia melecado. Na primeira que peguei já matei a charada: biscoitos.

Só eu estando muito sem noção mesmo para topar fazer biscoitos. É um dos meus pontos fracos. Geralmente nunca acerto e não é à toa que tenho publicado aqui uma ou duas receitas no máximo. E com esta receita não foi diferente. Quando li achei que seria bem tranquilo e me animei. Ledo engano... São biscoitos, Carla, e você não sabe fazer... Lembrei disso na hora de cortar a massa que ficou mole. Depois de um tempo assumi que meus biscoitos teriam um tom rústico (acho engraçada essa nova mania de chamar de rústico tudo que não fica bonito) e era isso.

(Parênteses: fiz algumas modificações na receita que acredito poupar estresse numa próxima tentativa. Se você fizer estes biscoitos, siga as instruções direitinho que não vai ter erro. Prometo.)


Biscoitos de praliné de gergelim e amêndoas tostadas.
(Adaptado na revista elgourmet.com N. 30 – Março 2009)

O sabor do gergelim e das amêndoas tostadas é o coração desses biscoitos. Crocantes, são ideais para hora do chá.




Ingredientes

02 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
01 colher (chá) de fermento químico
02 ovos pequenos
03 colheres (sopa) de manteiga derretida
½ xícara de amêndoas picada
½ xícara de praliné de gergelim

Para o praliné: ¼ de xícara de açúcar e ¼ xícara de gergelim – Usei o preto. Coloque em uma frigideira o açúcar e o gergelim. Leve ao fogo médio e NÃO MEXA. Quando começar a caramelar baixe o fogo e delicadamente mexa a frigideira para que o açúcar não queime demais. Quando atingir a cor de caramelo escuro, com muito cuidado, derrame essa calda sobre uma forma forrada com papel alumínio. Com uma colher espalhe a massa na forma. Deixe esfriar completamente e pique em pedacinhos muito pequenos.

Torre as amêndoas em forno quente por 5 minutos. Reserve.

Antes de serem adicionados à massa, o praliné e as amêndoas devem ser picadas - menores do que estão nesta foto.
Em uma tigela coloque todos os ingredientes secos e acrescente os ovos previamente batidos com a manteiga. Misture até que todos os ingredientes sejam incorporados. Acrescente o praliné de gergelim e as amêndoas tostadas. Polvilhe uma superfície com farinha e coloque a massa. Sove o mínimo possível, o suficiente apenas para que as sementes estejam bem distribuídas.

Divida a massa em dois pedaços, faça um bastão com cada uma delas e leve ao forno pré-aquecido a 200 C por 20 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar. Corte em fatias redondas ou transversais e leve ao forno por mais 20 minutos (ou até que fiquem douradas). Deixe esfriar e coloque em um pote bem fechado.

7 comentários:

  1. Guria, rústicos ou não, deram água na boca! Saudades... beijos

    ResponderExcluir
  2. Tá... agora você me bota numa situação delicada. A mulher quer, tá aqui me ameaçando com o divórcio se eu não fizer e, eu não tenho nem amêndoas nem gergelim. Isso não se faz Dona Carla! :op

    ResponderExcluir
  3. Ó, não vou judiar de mim agora viu... Volto amanhã, num horário mais digno pra passar vontade de comer... humpf!!!

    Xerinhos, bonita!!
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Só porque fiquei doidinha pelos biscoitos, querendo experimentar, meu marido, machogourmet, fica falando mal de mim e me regrando.:-P Heheheheh... Já viu isso, Carla? Adorei o blog! Bjs, Manu.

    ResponderExcluir
  5. Ai Carla, adoro amêndoas! Qualquer receita com esse ingrediente já me deixa com água na boca.. as fotos estão incríveis, parabéns!

    Aproveito a visita para informar que a migração do Temperaria finalmente está pronta! Ainda estamos corrigindo alguns pequenos detalhes, mas num geral já está pronto para receber visitas! Dá uma passadinha lá.. infelizmente todos os nosso seguidores foram perdidos na migração, então peço que siga de novo, ok? Vou colocar uma mensagem de redirecionamento no link antigo do blogspot, e em breve ele será desativado. Grande beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.