maio 22, 2011

Torta de cenoura ao curry e um banquinho da reflexão para Artusi

Ontem, como disse o Marcelo, o velhinho me sacaneou. Ou seja, fiz uma receita do Artusi que não deu certo. Normal, eu sei, mas eu estava muito a fim de comer aqueles brigidini, uma espécie de waffle muito fininho, condimentado com anis. Era para o café da manhã do sábado ensolarado. Não deu certo, fiquei na vontade e ainda tive que arrumar toda a bagunça da cozinha. C’est la vie.

Hoje decidi fazer cara feia para Artusi e deixei ele de lado. Um castiguinho não faz mal à ninguém, né?! Fui buscar nas minhas revistas algo para o almoço de hoje e achei esta torta salgada de cenoura que eu adorei quando li na La Cucina Italiana. Só não tinha feito ainda porquê quase nunca tenho leite de coco em casa. Hoje tinha tudo e lá fui eu.



Crostata di Carote al Curry

Ingredientes

250 gramas de farinha
120 gramas de manteiga em temperatura ambiente
650 gramas de cenoura
01 cebola média
01 colher (sopa) de curry
200 ml de leite de coco
01 ovo
½ xícara de salsinha picada
Sal a gosto

Massa brisée: misture a farinha, a manteiga e 02 colheres (sopa) de água. Amasse bem, até ficar uma mistura homogênea. Coloque a massa em um plástico e deixe repousar em um lugar fresco por 1 hora.

Recheio: Descasque as cenouras, corte-as em rodelas e coloque a cozinhar com a cebola cortada em tiras, o leite de coco, o curry e uma pitada de sal. Cozinhe em fogo baixo até a cenoura ficar macia. Bata no liquidificador, mas não é necessário que fique um creme liso. Acrescente o ovo, e bata mais um pouco. Acerte o sal, coloque a salsinha. Reserve.

Pré aqueça o forno a 200º C

Abra a massa com 3-4 mm de espessura, forre uma forma redonda com a massa e preencha com o recheio de cenoura. Leve ao forno por 40 minutos. Sirva morno.


2 comentários:

  1. Ficou maravilhosa a tortinha! Eu optei por colocar margarina em vez de manteiga na massa, e deu certo.

    Receita recomendadíssima!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.