maio 30, 2011

O desafio do Caqui

O que você já comeu com caqui? E de caqui?

Pois é, a Didi propôs um desafio: receitas com caqui. Topei sem pensar. E depois tive que pensar muito. O que fazer com caqui? Essa fruta tão presente na minha infância, pois na chácara dos meus avós tinha um pé enorme, ficou assombrando minha semana. O que fazer?


Comprei dois caquis para me inspirar. Dois caquis verdes que tiveram que continuar os seus processos de amadurecimento embrulhados em jornal. Estão lá até agora, lutando contra o envelhecimento. Dessa eles se safaram. Lá fui eu comprar uma outra bandeja com caquis maduros para a minha receita abstrata. Voltei para casa com eles, tão laranjas que chegavam a ser ofensivos, tão maduros que chegavam a ser perigosos, tão suculentos que me deixaram mais confusa ainda. O que fazer com vocês, meninos?!

Pensei. E pensei. E tive uma ideia: clafoutis de caqui. Sim, estou em uma fase clafoutis, mas então veio a dúvida: será? Será que rola, hein?! E rolou!


Clafoutis de Caqui

500 gramas de caquis maduros
03 ovos
100 gramas de açúcar
90 gramas de farinha
200 ml de leite
1 pitada de sal
01 colher (sopa) de essência de baunilha
02 colheres (sopa) de brandy – Usei vodka

Pré aqueça o forno à 180ºC

Unte uma assadeira com capacidade de 1 litro com manteiga e polvilhe açúcar, criando assim uma película.

Lave bem os caquis e retire as cascas. Corte cada fruta em 6 pedaços. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme espumoso e com o dobro do volume inicial. Acrescente a farinha, peneirando aos poucos sobre o creme de ovos. Coloque, também aos poucos, o leite, mexendo sempre. Acrescente a essência de baunilha, a pitada de sal e o brandy. Disponha as fatias de caqui na forma e coloque a massa (que é bastante líquida) cuidadosamente. Leve para assar por 40-50 minutos. A superfície deve ficar bastante dourada (bem mais que a minha da foto). Sirva em temperatura ambiente e, se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.


2 comentários:

  1. Carlinha...meu Deus...que coisa mais boa! Amei a descrição dos caquis...tu estavas inspirada heim?!Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, amei seu blog, esta receita esta divina. Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.