maio 18, 2011

Minestra d’Orzo [ Sopa de Cevadinha] - Para esquentar a caixinha do corpo


“Esquentar a caixinha do corpo” é uma frase que circula na minha família. Eu tinha uma tia que dizia “Vem! Vem tomar um cafezinho para esquentar a caixinha do corpo”. E com o frio que começou a fazer aqui no Sul nada mais acolhedor que uma comida que esquente tudo: corpo, alma, pensamentos.

Esta minestra circula muito nos livros de culinária italiana e assim que vi cevadinha no mercado não tive dúvidas, iria fazer a sopa.

Minestra D’Orzo - Sopa de Cevadinha

Ingredientes

150 gramas de cevadinha
01 colher (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de azeite de oliva
01 cebola média picada
01 talo de aipo cortado
600 ml de caldo caseiro - Usei de frango
02 cenouras picadas em cubos pequenos – (Podem ser menores que os meus)
01 batata grande cortada em cubos
50 gramas de bacon picado
01 folha de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara de cebolinha picada

Lave a cevadinha em água corrente. Deixe de molho em água limpa. Enquanto isso refogue na manteiga e no azeite a cebola e o aipo. Acrescente as cenouras e refogue por mais 5 minutos. Escorra a cevadinha e acrescente ao refogado. Coloque 500ml de caldo, o louro, o bacon e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Se a cevadinha estiver macia, acrescente as batatas e o restante do caldo. E cozinhe por mais 15 minutos em fogo baixo. Acerte o sal, coloque a cebolinha picada e sirva imediatamente.





Um comentário:

  1. Olá,

    Não encontramos o link do o Almanaque Culinário em seu blog, assim que adicionado ele será aprovado e listado em http://www.almanaqueculinario.com.br/blogs/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.