maio 02, 2011

Frittate diverse – Omeletes variadas – Artusi 145

“Quem é que não sabe fazer omeletes? E quem é que neste mundo nunca fez uma omelete? Mas, mesmo assim, não será inútil dizer umas palavras sobre elas.

O melhor é não bater muito os ovos para a omelete: desfaça-os em uma tigela com um garfo e, quando verificar que a claras estão bem batidas e misturadas com as gemas, pare. As omeletes podem ser simples ou compostas; simples, por exemplo, é aquela como papel, à maneira florentina, que quando uma tal pessoa ficou com a omelete enrolada no garfo e numa bocada só a comeu, dizem que pediu mais um monte. Mas fica também muito boa no excelente azeite toscano, também porque se frita de um lado só, e isso se deve preferir sempre. Quando estiver consistente a parte de baixo, vira-se a frigideira em cima de um prato e se serve imediatamente.

Todas as verduras cozidas ou refogadas na frigideira com manteiga servem para fazer omeletes, assim como pode servir um pouco de queijo parmesão, só ou misturado com salsinha. [...]

Fazem-se também omeletes com geleia, espalhando-se por cima geléia de qualquer tipo de fruta, muito líquida, quando a omelete estiver cozida. Podem até ser saborosas, mas não me apetecem e digo que, quando as vejo indicadas entre os doces nos restaurantes, eu começo a pensar mal do dito estabelecimento.”
Pellegrino Artusi - 145


Frittata é a omelete italiana. Redonda, feita na frigideira com azeite ou manteiga. Pode ser preparada com verduras, com queijos, com ervas. É muito parecida com a que fizemos por aqui. Quando eu era pequena lembro que minha mãe fazia com presunto e queijo picadinho, tomate e temperinho verde. Eu adorava!

Sempre apelo para a omelete quando quero comer algo salgado e rápido, principalmente nos meus almoços corridos. E é isso que fiz hoje para meu "meio café da manhã, meio almoço": omelete de queijo e cheiro verde.

Usei:

02 ovos
½ xícara de cheiro verde picado – salsinha e cebolinha
20 gramas de queijo grana padano
½ colher (sopa) de manteiga para fritar
Sal e pimenta preta moída na hora.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search