maio 25, 2011

Budino di farina di riso [Pudim de farinha de arroz] Artusi 659

Hoje eu vou bancar a casmurra: sem muito papo, sem muitos risos. Explico: tempo curto. Mas, mesmo com a corda no pescoço, não deixarei de dividir com vocês esta delícia que encontrei no Artusi: pudim de farinha de arroz.

A receita não menciona calda, mas para mim pudim tem que ter calda, sim! Acho que foi um grande acerto.


Budino di farina di riso – Pudim de farinha de arroz – Artusi 659

Este doce, na sua simplicidade é, em minha opinião, de sabor bem delicado e, mesmo que já seja muito conhecido, seria bom estabelecer as suas quantidades nas seguintes proporções que creio, não devem ser alteradas.
Ingredientes

01 litro de leite
200 gramas de farinha de arroz
120 gramas de açúcar
20 gramas de manteiga
06 ovos
01 pitada de sal
Essência de baunilha
100 gramas de açúcar – Para a calda


Dissolva a farinha em 250ml do leite frio. Em fogo baixo ferva o restante do leite e o açúcar e acrescente a farinha dissolvida. Não pare de mexer em momento algum até que engrosse. Retire do fogo e coloque em uma tigela grande e deixe amornar.

Pré aqueça o forno a 200º C

Quando o creme estiver morno (ATENÇÃO: mais para quente do que para frio) acrescente a manteiga, misture até incorporar. Acrescente 01 ovo de cada vez e só coloque o outro na mistura quando o anterior já estiver muito bem misturado no creme. Coloque uma pitada de sal e a essência de baunilha.

Faça a calda de açúcar não muito escura, coloque em uma forma de pudim ou em ramekins e leve para o forno em banho-maria (uma forma com água). Asse por 40 minutos. Sirva, segundo Artusi, morno, mas eu prefiro geladinho.

Post atualizado em 17.02.2019 - Refiz a receita para o final de semana e usei, ao invés de baunilha, a castanha de cumaru que ganhei da Deise Sterque do blog lindo Cozinha Meraki



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

8 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search