abril 29, 2011

O meu Tamagotchi ganhou um clafoutis de ameixa

Vocês lembram do Tamagotchi? Aquele “bichinho” eletrônico que foi febre nos anos 90? Pois é, eu não tive na época, mas agora acho que sei como era a sensação de ter um. Manter um blog é mais ou menos como manter um Tamagotchi.

Quer ver?

Alimentar, isto é, tem que publicar periodicamente. No meu caso, não alimentar o meu animalzinho virtual pelo menos duas vezes por semana pode causar anemia, palidez, falta de vigor. Nele e em mim.

Dar carinho. Os posts publicados devem ser bem escritos, gostosos de ler. E eu procuro mimar o meu, seja no que penso em escrever, seja nas receitas e nas fotos que publico. E, se não bastasse os meus afagos, muitas vezes ele é acarinhado por outras pessoas que elogiam ou deixam comentários. Mimado que só ele.

Levar para passear. Lembro que o Tamagotchi de verdade também tinha essa exigência. Pois eu também levo o meu blog para dar uns bordejos por aí. Levo no Facebook, no Twitter, na minha assinatura do e-mail. E não raras vezes damos uns passeios pelos blogs alheios.

E quando o tempo anda curto, lá vem a culpa por deixar o bichinho em casa sozinho, sem comida, sem afago, sem passeios. E era assim que estava me sentindo desde 3ªf quando me dei conta que seria complicado ir para a cozinha ao longo desta semana. Ai, que dó!

Não me aguentei e fui ontem para a cozinha lá pelas 21h. Primeiro porque precisava MESMO fazer uma receitinha e segundo, porque desde que vi estas ameixas nas compras que o marido fez, não as tirei da cabeça. O destino delas foi traçado no primeiro olhar: clafoutis.


Clafoutis de Ameixa
(Adaptado Daqui)

Ingredientes

600 gramas de ameixa
03 ovos
100 gramas de açúcar
90 gramas de farinha
200 ml de leite
1 pitada de sal
01 colher (sopa) de essência de baunilha
02 colheres (sopa) de brandy – Usei vodka

Pré aqueça o forno à 180ºC.

Unte uma assadeira com capacidade de 1 litro com manteiga e polvilhe açúcar, criando assim uma película.

Retire o caroço das ameixas e as fatie finamente. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme espumoso e com o dobro do volume inicial. Acrescente a farinha, peneirando aos poucos sobre o creme de ovos. Coloque, também aos poucos, o leite, mexendo sempre. Acrescente a essência de baunilha, a pitada de sal e o brandy. Disponha as fatias de ameixa na forma e coloque a massa (que é bastante líquida) cuidadosamente . Leve para assar por 40-50 minutos. A superfície deve ficar bastante dourada. Sirva em temperatura ambiente e, se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

4 comentários:

  1. Adorei...deve ter ficado meio azedinho e com a massinha, hummmm!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vou fazer, parece muito fácil e deve ser delicioso...

    ResponderExcluir
  3. Essa receita é simples e deliciosa. Adoramos aqui em casa essa mistura do doce , crocante e azedinho. Minha filha de 2 anos disse que são bolinhos de flor. Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search