março 21, 2011

Pudim de Claras

Quem cozinha sabe que, de quando em vez, umas várias claras ficam dando sopa no congelador. Foi o que aconteceu comigo hoje: oito claras esperando por uma boa finalidade.

Busquei no Artusi uma receita que levasse muitas claras. Eu tenho certeza que li uma outra além do dolce di chiare d’uovo. Procurei de capa a contracapa no Scienza in Cucina e não achei! Estou alucinando??? É bem possível.

Como minhas mãos estavam coçando por um docinho, apostei neste clássico pudim de claras. Basicão, bonitão, gostosão.

Pudim de claras em neve

Ingredientes

Calda

1 xícara de açúcar
½ xícara de água

Pudim

08 claras em temperatura ambiente
16 colheres (sopa) de açúcar



Pré-aqueça o forno a 180º C

Faça a calda: em uma forma para pudim coloque o açúcar e água. Coloque no fogo alto e espere dourar. Assim que dourar o açúcar espalhe pela paredes da forma. Reserve.

Pudim: bata as claras em neve acrescentando o açúcar aos poucos. Depois de colocar as 16 colheres de açúcar deixe bater em velocidade alta por mais 05 minutos.

Montagem: coloque as claras na forma de pudim. Numa outra forma preencha metade de água. Coloque a forma de pudim dentro e leve ao forno até dourar a superfície.

Retire do forno, deixe amornar (nem tão quente nem tão frio), coloque um prato sobre o pudim e vire. Retire a forma aos poucos para que o pudim não quebre. Faça uma calda mais espessa com o que sobrou da forma, coe e despeje sobre o pudim.

Leve para a geladeira por 02 horas.




O José trouxe de viagem para mim um tripé para que eu possa fazer umas fotos mais legais. Principalmente as fotos noturnas. Vamos ver se eu me acerto. Essa aí fiz agora à noite, às 22h40h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.